A Educação Escolar Quilombola ganhou destaque nos últimos anos, principalmente, a partir da Resolução nº 8 de 20 de novembro de 2012 que “Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola”. Este trabalho se configura como uma pesquisa participante, portanto, uma pesquisa pensada para transformação social na qual pesquisador e comunidade intervêm juntos emuma demanda da própria comunidade. Neste sentido, objetivou-se discutir a seguinte questão: como podem dialogar saberes e fazeres tradicionais com o ensino de química na Educação Escolar Quilombola? Para responder essa questão desenvolvemos um trabalho em comunidades quilombolas do Estado de Goiás e Tocantins, primeiro coletando informações junto aos Griôs locais e, em seguida, planejando intervenções pedagógicas para o Ensino de Química na Educação Escolar Quilombola. Nossos resultados mostraram ser possível concatenar saberes tradicionais e o Ensino de Química possibilitando a valorização dos mesmos ao mesmo tempo em que os discentes se apropriam do conhecimento científico escolar. Assim, surge a necessidade de formar professores e professoras de Química capacitados a desenvolver na Educação Escolar Quilombola um trabalho docente que desloque o currículo espistemicamente afim de se incluir conhecimentos outros que dialoguem com o sujeito não universal.

Baixe em: https://bit.ly/2mfUCy5

Referência: SANTOS, M. A. Educação escolar quilombola: currículo, cultura, fazeres e saberes tradicionais no ensino de química. 2018. 81 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

Fonte: https://bit.ly/2mfUCy5