Weby shortcut

Notícias

Opções Avançadas   Busca exata   Todas as palavras   Qualquer uma das palavras
2) Seminário de grupo do LPEQI UFG
3) Seminário de grupo do LPEQI UFG
Em 18/08/2018 às 15:22

2) Seminário de grupo do LPEQI UFG
2) Seminário de grupo do LPEQI UFG
Em 18/08/2018 às 15:17

Seminário de grupo do LPEQI UFG
1) Seminário de grupo do LPEQI UFG
Em 18/08/2018 às 15:12

As nossas cientistas negras
As nossas cientistas negras
Em 18/08/2018 às 14:49

1º Seminário Elas nas Exatas
1º Seminário Elas nas Exatas
Em 18/08/2018 às 14:26

Iniciamos com a apresentação desses 10 grupos incríveis. São 10 projetos das 5 regiões do Brasil de jovens mulheres negras, indígenas e quilombolas são algumas das proponentes das atividades. São iniciativas que vão promover capacitações em robótica, programação e desenvolvimento de games e aplicativos; construção de protótipos de geração de energia elétrica; aulas e debates sobre história de mulheres cientistas; observações astronômicas; oficinas de mídias digitais e software livre; experimentos com plantas medicinais; etc.

Participação da Prof. Anna Benite no FSM
Participação do LPEQI no Fórum Social Mundial
Em 14/03/2018 às 19:20

O Fórum Social Mundial (FSM) nasceu em 2001 por organizações e movimentos sociais que, a partir de uma proposta inicial, se auto-convocaram e mobilizaram para um grande encontro em Porto Alegre, em contraposição ao neoliberalismo representado pelo Fórum Econômico Mundial, que ocorria ao mesmo tempo em Davos, na Suíça.

 

Os acontecimentos mundiais que sucederam ao primeiro FSM chocaram-se com os anseios de paz da humanidade. No mesmo ano 2001 vieram abaixo as Torres Gêmeas. E em nome de combater o terrorismo, o Ocidente capitaneado pelos EUA passou a justificar novas guerras e semear novas formas de terror, a estigmatizar povos inteiros por suas etnias e culturas e a perseguir violentamente os imigrantes. Armou-se sem hesitar para combater justamente a diversidade que o FSM nasceu para celebrar.

 

Contra tudo isso, as lutas reunidas no FSM conseguiram impulsionar mudanças e apontar caminhos. hoje seriamente ameaçados. Na América Latina, em especial, foram possíveis experiências mais democráticas, de ascensão de forças populares, de indígenas e trabalhadores, ou mais progressistas, aos governos. E contra as quais também se organizaram todas as forças conservadoras.

 

Com as primeiras edições em Porto Alegre (2001, 2002, 2003 e 2005), o FSM percorreu o mundo com encontros em Mumbai, Caracas, Karashi, Bamako, Nairobi, Belém, Dacar, Tunis e Montreal. Além de edições temáticas, regionais, continentais.

 

Em 2018 o FSM retorna ao Brasil, na cidade de Salvador, com o tema "Resistir é Criar, resistir é transformar". As atividades acontecem na semana do dia 13 a 17 de março e incluem inúmeras atividades: https://wsf2018.org/todas-atividades/

 

O LPEQI na pessoa da Professora Anna Maria Canavarro Benite, também presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN, participará na manhã do dia 15/03/2018 do seminário intitulado "Transformações e resistências: as necessidades de uma política nacional de formação de pesquisadores negras e negros", juntamente com os professores Nilma Lino Gomes, Paulino de Jesus, Henrique Cunha, Kabenguele Munanga e Glaucius Oliva.

 

Ficou interessado em saber mais do FSM? Visite o site /https://wsf2018.org/