Coletivo Negro/a Ciata

Produções do Coletivo Negro/a Tia Ciata no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) do Instituto de Química (IQ) na Universidade Federal de Goiás (UFG)

ALVINO, Antônio César Batista. Estudos sobre a educação para as relações étnico-raciais e a descolonização do currículo de química. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7769

 

ALVINO, Antônio César Batista. Ensino de química afrocentrado: a contribuição africana para o desenvolvimento tecnológico do país. 2021. 115 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11741

 

ALVINO, Antônio César Batista.; BENITE, Anna M. Canavarro. Africanidades em ensino de química: uma experiência no contexto da produção de biocombustíveis e aquecimento global. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 09, n. 22, p. 84-106, 2017. https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/397

 

ALVINO, Antônio Cesar Batista.; MOREIRA, Marilene Barcelos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. A lei 10.639/2003 e o ciclo da cana-de-açúcar: uma intervenção pedagógica no ensino de Química. Educação Química en Punto de Vista, v. 05, n. 02, p. 208-229, 2021.https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2960

 

ALVINO, Antônio César Batista.; MOREIRA, Marilene Barcelos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Educação antirracista no ensino de química: sobre representatividade e osmose. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 03, p. 598-618, 2022. http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen21/REEC_21_3_9_ex1969_756.pdf

.

ALVINO, Antônio Cesar Batista.; MOREIRA, Marilene Barcelos.; LIMA, Geisa Louise Mariz.; SILVA, Aliny Gomes.; MOURA, Arcanjo Rodrigues de.; BENITE, Anna M. Canavarro. Química experimental e a lei 10.639/2003: a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 42, n. 02, p. 136-146, 2020. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_2/06-RSA-14-19.pdf

 

ALVINO, Antônio Cesar Batista.; MOREIRA, Marilene Barcelos.; LIMA, Geisa Louise Mariz.; MOURA, Arcanjo Rodrigues de.; SILVA, Aliny Gomes.; BENITE, Anna M. Canavarro Benite. A invenção da democracia racial e a ideologia do branqueamento no ensino de química. In: BENITE, Anna M. Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, p. 85-105. https://www.nandyalalivros.store/produto/491190/trajetorias-de-descolonizacao-da-escola-o-enfrentamento-do-racismo-no-ensino-de-ciencias-e-tecnologias 

 

ALVINO, Antônio Cesar Batista.; SANTOS, Marciano Alves dos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; SANTOS, Vander Luiz Lopes dos.; BENITE, Anna M. Canavarro. Produção de web-documentário: sobre a ausência da temática cultura e história africana e afro brasileira nos cursos de formação docente. Itinerarius Reflectionis, v. 16, p. 01-14, 2020. https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/54725

 

ALVINO, Antônio Cesar Batista.; SILVA, Aliny Gomes.; LIMA, Geisa Louise Mariz.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; MOREIRA, Marilene Barcelos.; BENITE, Anna M. Canavarro. Metalurgia do ferro em África: a lei 10.639/03 no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 04, p. 390-400, 2021. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_4/09-EQF-64-20.pdf

 

BASTOS, Morgana Abranches.; BENITE, Anna M. Canavarro. Transformações da matéria, produção do conhecimento e africanidades no ensino de química. In: BENITE, Anna M. Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, p. 351-374. https://www.nandyalalivros.store/produto/491190/trajetorias-de-descolonizacao-da-escola-o-enfrentamento-do-racismo-no-ensino-de-ciencias-e-tecnologias 

 

BASTOS, Morgana Abranches.; AMAURO, Nicéa Quintino; BENITE, Anna M. Canavarro. A química do café e a lei 10.639/03: uma atividade prática de extração da cafeína a partir de produtos naturais. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 09, n. 22, p. 312-331, 2017. https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/410

 

BASTOS, Morgana Abranches.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Cartografias femininas negras como estratégia de divulgação científica: a experiência do “Investiga Menina!”. Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n. 03, p. 275-303, 2022. https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1059

 

BASTOS, Morgana Abranches.; BENITE, Anna M. Canavarro. Cultura africana e ensino de química: estudo sobre a formação docente. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 09, n. 21, p. 64-80, 2017. https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/227

 

BASTOS, Morgana Abranches. Investiga Menina: estudos sobre a parceria colaborativa entre o movimento social e a universidade como estratégia de divulgação científica. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10910

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; SILVA, Juvan Pereira da.; ALVINO, Antônio César Batista. Ferro, ferreiros e forja: o ensino de química pela lei nº 10.639/03. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 21, n. 03, 2016. https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19877

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; BASTOS, Morgana Abranches.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; VARGAS, Regina Nobre.; LIMA, Geisa Louise Mariz.; BENITE, Claudio Roberto Machado. Ensino de química e a ciência de matriz africana: uma discussão sobre as propriedades metálicas. Química Nova na Escola, v. 39, n. 02, p. 131-141, 2017. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_2/05-QS-72-15.pdf

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; BASTOS, Morgana Abranches.; VARGAS, Regina Nobre.; FERNANDES, Fernanda Silva.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis. Cultura africana e afro-brasileira e o ensino de química: Estudos sobre desigualdade de raça e gênero e a produção científica. Educação em Revista, v. 34, p. 01-36, 2018. https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e193098.pdf

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; BASTOS, Morgana Abranches.; VARGAS, Regina Nobre.; FERNANDES, Fernanda Silva.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis. African and Afro-brazilian culture and the chemistry education: studies on race and gender inequalities and scientific production. Educação em Revista, v. 34, p. 01-35, 2018. https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e193098.pdf

 

BENITE, Anna Maria Canavarro.; BERNARDES, Clarissa Alves Carneiro.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; VARGAS, Regina Nobre.; BASTOS, Morgana Abranches.; SILVA, Thatianny Alves de Lima. Trajetórias de cientistas negras nas ciências exatas: estudo sobre representatividade em contextos científicos a partir do Investiga Menina!. In: GALAMBA, Arthur.; GANDOLF, Haira Gandolf. (Eds.). Pedagogias críticas em educação STEM: ideias e experiências do Brasil e do Reino Unido. Rio de Janeiro: Autografia, 2023, v. 01, p. 74-93. https://www.stemeducationhub.co.uk/wp-content/uploads/2023/05/Critical_PedagogiesPT.pdf

 

BENITE, Anna Maria Canavarro.; BERNARDES, Clarissa Alves Carneiro.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; VARGAS, Regina Nobre.; BASTOS, Morgana Abranches.; SILVA, Thatianny Alves de Lima. Trajectories of black women scientists in the exact sciences: a study on representativeness in scientifi c contexts from Investiga Menina!. In: GALAMBA, Arthur.; GANDOLF, Haira Gandolf. (Eds.). Critical Pedagogies in STEM Education: ideas and experiences from Brazil and the UK. Rio de Janeiro: Autografia, 2023, v. 01, p. 74-91. https://www.stemeducationhub.co.uk/wp-content/uploads/2023/05/Critical_PedagogiesEN.pdf

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, 384p. https://www.nandyalalivros.store/produto/491190/trajetorias-de-descolonizacao-da-escola-o-enfrentamento-do-racismo-no-ensino-de-ciencias-e-tecnologias 

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; COSTA, Kênia Gonçalves.; PEREIRA, Mariana Cunha. Reinventando o currículo nas ações do NEADI, LPEQI e LaGENTE.. In: MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira; SILVA, Wilker Solidade da (Orgs.). Educação, relações étnico-raciais e resistência: as experiências dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas no Brasil. 1ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016, v. 01, p. 19-35. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/426/o/Reinventando_o_Curr%C3%ADculo_nas_a%C3%A7%C3%B5es_do_NEADI__LPEQI_e_LaGENTE.pdf?1479737396

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; SILVA, Juvan Pereira da.; BENITE, Claudio Roberto Machado. Dai-me agô (licença) para falar de saberes tradicionais de matriz africana no ensino de química. Química Nova, v. 42, n. 05, p. 570-579, 2019. http://www.scielo.br/pdf/qn/v42n5/0100-4042-qn-42-05-0570.pdf

 

BENITE, Anna M. Canavarro; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; BASTOS, Morgana Abranches.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues. Letramento racial, educação científica e o projeto Afrocientista em Goiânia: potencialidades periféricas negras insubmissas. In: GOES, Fernanda Lira.; VIEIRA, Maria Gabriella Figueiredo.; REIS, Talita Rocha.; OLIVEIRA, Flávia Adriane Pestana de.; LUNELLI, Isabella Cristina (Org.). Atlas das periferias no Brasil: aspectos raciais de infraestrutura nos aglomerados subnormais. Brasília: IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2021, v. 01. p. 120-156. https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11050

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; SILVA, Juvan Pereira da. Descolonização dos currículos de ciências/química: tessituras sobre a reinvenção do Poder. In: Andrea Maila Voss Kominek; Ana Crisitna Vanali. (Orgs.). Roteiros temáticos da diáspora: caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil. 1ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 01, p. 267-298. https://www.editorafi.org/396latitudes

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; VARGAS, Regina Nobre.; BASTOS, Morgana Abranches. Incentivando meninas negras às carreiras STEAM: A experiência de pesquisa do Investiga Menina!. In: ANJOS, Maylta Brandão dos.; SILVA, Edgar Miranda da (Orgs.). Ensino, diversidade cultural e decolonização. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021, v. 02, p. 42-55. https://6ba0bbb6-90c0-4ff2-8771-728c2c1356a1.filesusr.com/ugd/27ed5c_82255f05467f4383a86c0189ce160bcc.pdf

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues. Estudos sobre a educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de química: a experiência do Coletivo Ciata. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12161

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues. Denegrindo o ensino de química: a prática do Quilombismo na formação docente. 2022. 182 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. A diáspora africana na resistência: o Coletivo Ciata em ação no ensino de química. Revista del Cisen Tramas/Maepova, v. 07, p. 99-122, 2019. http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/cisen/article/view/13350

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de química: sobre a lei 10.639/2003 no ensino superior. Química Nova, v. 42, n. 06, p. 691-701, 2019. http://www.scielo.br/pdf/qn/v42n6/0100-4042-qn-42-06-0691.pdf

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Cartografias do racismo e resistência: um breve levantamento histórico. In: BENITE, Anna M. Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, p. 19-63. https://www.nandyalalivros.store/produto/491190/trajetorias-de-descolonizacao-da-escola-o-enfrentamento-do-racismo-no-ensino-de-ciencias-e-tecnologias

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M Canavarro. Sociedade, racismo e o ensino de ciências e tecnologias: uma discussão urgente. Boletim da AIA-CTS, n. 19, p. 19-33, 2023. https://aia-cts.web.ua.pt/wp-content/uploads/2023/09/Boletim_AIA_CTS_n19.pdf

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; VARGAS, Regina Nobre.; SILVA, Juvan Pereira da.; BENITE, Claudio Roberto Machado.; BENITE, Anna M. Canavarro. Do ferreiro a magnetita: o vídeo educativo como alternativa para a implementação da lei 10.639/03. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 41, n. 03, p. 224-232, 2019. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_3/04-EQM-35-18.pdf

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. A escola e a dimensão epistêmica do racismo: algumas articulações. In: GONÇALVES, Luciane Ribeiro Dias.; PAULA, Benjamin Xavier de.; BENITE, Anna M. Canavarro (Orgs.). (Re)existência intelectual negra e ancestral. Ituiutaba, MG: Ribeirão Gráfica e Editora, 2021. https://lpeqi.quimica.ufg.br/n/141378-a-escola-e-a-dimensao-epistemica-do-racismo-algumas-articulacoes

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Denegrindo o Ensino de Ciências/Química: um percurso para a formação docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 28, n. 01, p. 01-22, 2023. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2951

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Denegrindo trajetórias acadêmicas: formação docente em Química e a Lei 10.639/2003. Ciência & Educação, v. 29, p. 01-16, 2023. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/NwbnTZDVQmcnQ8MFRj9xY6k/

 

COSTA, Fernando Rocha. Estudos sobre as representações midiáticas e a educação para as relações étnico-raciais no ensino remoto de Ciências. 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.

 

COSTA, Fernando Rocha.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. A comunicação crítica e popular e a Química: potencializando a Educação para as relações étnico-raciais. Química Nova na Escola, v. 44, n. 04, p. 452-461, 2022. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc44_4/09-AF-22-22.pdf

 

COSTA, Fernando Rocha da.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Da ausência para a potência: investigando a comunicação crítica e popular como estratégia de Ensino de Ciências e Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. 01-29, 2023. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/39125

 

DUARTE, Gustavo Siqueira.; MOREIRA, Marilene Barcelos.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; SILVA, Juvan Pereira da.; BENITE, Anna M. Canavarro. Estudos sobre alimentação no ensino de química: memórias afrodiaspóricas. In: PELÁ, Márcia Cristina Hizim.; LIMA, Marijara de.; JESUINO, Rosália Santos Amorim (Orgs.). 7º Prêmio SBPC/GO de popularização da ciência: edição 2020. 1ed. Goiânia: Centro Editorial e Gráfico da UFG (CEGRAF/UFG), 2021, v. 01, p. 140-147. https://www.sbpcgoias.org/_files/ugd/635d23_0f8e8bc3085045dab9a3a07a69952ec1.pdf

 

GONZAGA, Kézia Ribeiro.; NOBREGA, Lorrana Nara Naves.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Claudio Roberto Machado. Licenciatura intercultural indígena e o ensino de Química: uma discussão sobre concepções de formadores e o currículo em ação. Revista Debates em Ensino de Química, v. 08, n. 03, p. 30-53, 2022. https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4408

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; SILVA, Juvan Pereira da.; BENITE, Claudio Roberto Machdo.; BENITE, Anna M. Canavarro. O papel do currículo sob a ótica cinematográfica de Sarafina: uma experiência com a Lei 10.639/03 ensino de química. In: BENITE, Anna M. Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, p. 217-250. https://www.nandyalalivros.store/produto/491190/trajetorias-de-descolonizacao-da-escola-o-enfrentamento-do-racismo-no-ensino-de-ciencias-e-tecnologias

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; SILVA, Juvan Pereira da. ; RUELA, Brunno André.; ECHEVERRIA, Agustina Rosa.; BENITE, Anna M. Canavarro. Educação para as relações étnico-raciais (ERER): o que nos dizem as teses de doutorado em Ciências/Química no Brasil?. P@RTES, v. 01, p. 01-10, 2023. https://www.partes.com.br/2023/09/06/educacao-para-as-relacoes-etnico-raciais-erer-o-que-nos-dizem-as-teses-de-doutorado-em-ciencias-quimica-no-brasil-2/

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; SILVA, Walecy Mendes da.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro.; BENITE, Claudio Roberto Machado. Mulheres na ciência: a representatividade na construção e fortalecimento da identidade negra. In: PELÁ, Márcia Cristina Hizim.; LIMA, Marijara de.; JESUINO, Rosália Santos Amorim (Orgs.). 8º Prêmio SBPC/GO de popularização da ciência: edição 2021. 1ed. Goiânia: Centro Editorial e Gráfico da UFG (CEGRAF/UFG), 2022, v. 01, p. 127-136. https://www.sbpcgoias.org/_files/ugd/635d23_9c0c136ad4a247958b849e9933187c28.pdf

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; VARGAS, Regina Nobre.; BASTOS, Morgana Abranches.; BENITE, Claudio Roberto Machado.; BENITE, Anna M. Canavarro. Estudos sobre a representatividade de mulheres negras das exatas na educação básica. In: PELÁ, Márcia Cristina Hizim.; LIMA, Marijara de.; JESUINO, Rosália Santos Amorim (Orgs.). VI Prêmio SBPC/GO de popularização da ciência - 2019. 1ed. Aparecida de Goiânia: Editora do Centro Universitário Alfredo Nasser, 2021, v. 1, p. 100-105. https://e9ec720a-c78f-4fba-92c0-28643c86a326.filesusr.com/ugd/635d23_9f22b718001e44d8af6004388e5ab3c1.pdf

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; VARGAS, Regina Nobre.; BASTOS, Morgana Abranches.; OLIVEIRA, Marta Cezaria de.; BENITE, Anna M. Canavarro. Estudos sobre educação não formal sob a ótica de mulheres negras nas ciências: debates de gênero, raça e sexualidade. In: PELÁ, Márcia Cristina Hizim.; LIMA, Marijara de.; JESUINO, Rosália Santos Amorim (Orgs.). 7º Prêmio SBPC/GO de popularização da ciência: edição 2020. 1ed. Goiânia: Centro Editorial e Gráfico da UFG (CEGRAF/UFG), 2021, v. 01, p. 132-139. https://www.sbpcgoias.org/_files/ugd/635d23_0f8e8bc3085045dab9a3a07a69952ec1.pdf

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; VARGAS, Regina Nobre.; BERNARDES, Clarissa Alves Carneiro.; SILVA, Ludwaler Rodrigues.; BASTOS, Morgana Abranches.; OLIVEIRA, Marta Cezaria de.; BENITE, Claudio Roberto Machado.; BENITE, Anna M. Canavarro. Mulheres negras nas exatas: debates em espaço de educação não formal. Educación Química, Ciudad de México, v. 33, n. 02, p. 219-234, 2022. http://www.revistas.unam.mx/index.php/req/article/view/79564

 

LIMA, Michel Marques de. Estudo sobre apropriação cultural científica numa perspectiva afrocêntrica em aulas de química. 2022. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12554

 

MOREIRA, Marilene Barcelos. A boniteza da implementação da Lei 10.639/03 no ensino de química esperançando criticamente superar os estigmas étnico-raciais do ambiente escolar. 2022. 217 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12504

 

MOREIRA, Marilene Barcelos.; DUARTE, Gustavo Siqueira.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; SILVA, Juvan Pereira da.; SANTOS, Vander Luiz Lopes dos.; BENITE, Claudio Roberto Machado.; BENITE, Anna M. Canavarro. Química na cozinha: estudos sobre a herança alimentar afrodiaspórica em nível médio. Revista Virtual de Química, v. 15, n. 03, p. 621-632, 2023. http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20220123

 

SANTOS, Marciano Alves dos. Educação escolar quilombola: currículo, cultura, fazeres e saberes tradicionais no ensino de química. 2018. 81 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9650

 

SANTOS, Marciano Alves dos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Quente e frio: sobre a educação escolar quilombola e o ensino de química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 03, p. 269-280, 2020. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_3/09-EQF-56-19.pdf

 

SANTOS, Marciano Alves dos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Vozes griôs no ensino de química: uma proposta de diálogo intercultural. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, n. u, p. 919-947, 2020. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/20306

 

SANTOS, Vander Luiz Lopes dos. Sobre operações unitárias e a implementação da lei 10.639 no ensino de química: o ato de cozinhar como prática social. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8496

 

SANTOS, Vander Luiz Lopes dos.; BENITE, Anna M. Canavarro. A comida como prática social: sobre africanidades no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 03, p. 281-294, 2020. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_3/10-AF-34-19.pdf

 

SANTOS, Vander Luiz Lopes dos.; BENITE, Anna M. Canavarro. Perspectivas de uma educação antirracista – Sankofa e o ensino de química. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 10, n. 26, p. 125-152, 2018. https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/643

 

SILVA, Eliete Lucia.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro Benite. Cerveja egípcia? Educação para as relações étnico-raciais (ERER) na formação docente em química. Química Nova, v. 45, n. 02, p. 235-244, 2022. http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170833

 

SILVA, Eliete Lucia. Formação docente em Química e o Ensino de História e Cultura Africana. 2022. 118f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.

 

SILVA, Juvan Pereira da. Estudos sobre a formação de professores de química numa disciplina experimental com abordagem cultural diaspórica. 2020. 218 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10537

 

SILVA, Juvan Pereira da.; ALVINO, Antônio Cesar Batista.; SANTOS, Marciano Alves dos.; SANTOS, Vander Luiz Lopes dos.; BENITE, Anna M. Canavarro. Tem dendê, tem axé, tem química: sobre história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 01, p. 19-26, 2017. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_1/05-EA-73-15.pdf

 

SILVA, Juvan Pereira da.; BENITE, Anna M. Canavarro. Ouro, níquel, congos e a diáspora africana em Goiás: a lei 10639 no ensino de química. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 09, n. 22, p. 273-302, 2017. https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/408

 

SILVA, Juvan Pereira da.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; ALVINO, Antônio Cesar Batista.; BENITE, Claudio Roberto Machado.; BENITE, Anna M. Canavarro. Leite em “mama” África e a educação para as relações étnico-raciais (ERER) no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 42, n. 01, p. 04-12, 2020. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_1/03-QS-25-19.pdf

 

SOUZA, Ellen Pereira Lopes de. Estudos sobre a formação de professores de ciências no contexto da lei 10.639/03. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3921

 

SOUZA, Ellen Pereira Lopes.; ARANTES, Caio Martins.; BASTOS, Morgana Abranches.; BENITE, Anna M. Canavarro. Ensino de ciências e cultura negra: estudos sobre a mobilização de saberes docentes. Educação Química en Punto de Vista, v. 01, n. 02, p. 42-81, 2017. https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/902

 

VARGAS, Regina Nobre. Sobre produção de mulheres negras nas ciências: uma proposta para a implementação da lei 10.639/03 no ensino de química. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8879

 

VARGAS, Regina Nobre.; BENITE, Anna M. Canavarro. Estudos sobre gênero e relações étnico-raciais: em análise o ensino de química. In: Charliton José dos Santos Machado; Maria Lúcia da Silva Nunes, Ajanayr Michelly Sobral Santana. (Org.). Gênero e cultura: questões políticas, históricas e educacionais. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2019, v. 01, p.15-45. https://portal-archipelagus.azurewebsites.net/farol/eduece/produto/genero-e-cultura-questoes-politicas-historicas-e-educacionais/936475/

 

VARGAS, Regina Nobre.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; FERNANDES, Fernanda Silva.; BENITE, Anna M. Canavarro. Protetores solares, pele negra e mídia em aulas de química. Ser Social, v. 20, n. 43, p. 348-371, 2018. https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18864