
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS – IX COPENE.
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia – CEPEGRE , juntamente com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN, realizará,de 23 a 28 de janeiro de 2017, na unidade sede, em Dourados, o IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS – IX COPENE.
O COPENE será realizado pela segunda vez em uma cidade do interior, tendo sido a primeira no ano de 2002, na cidade de São Carlos -SP, quando ocorreu o II COPENE. Também será a segunda vez que o mesmo é realizado na região Centro-Oeste. A primeira foi no ano de 2008, na cidade de Goiania, o seja, o V COPENE.
O IX COPENE que, de acordo com o edital, tem como objetivo geral reunir pesquisadores/as negros/as para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, às políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas, traz como tema “NOVAS FRONTEIRAS DA INTOLERÂNCIA RACIAL: VELHAS PRÁTICAS DE DISCRIMINAÇÃO E NOVOS ESPAÇOS – UNIVERSO WEB”.
A nona edição do COPENE tem como objetivo geral propiciar debate e reflexão sobre o uso do universo web como espaço de disseminação de velhas práticas de intolerância racial e as políticas públicas de combate. A escolha do tema deu-se em virtude das situações de ataques racistas que afloram mais a cada dia com uso de recursos do universo midiático, baseados na ideologia da superioridade racial e na lógica da impunidade.
O IX COPENE tem, ainda, os seguintes objetivos específicos:
· Divulgar pesquisas acadêmicas relacionadas ao tema e pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano, realizadas por intelectuais negros(as) e outros pesquisadores;
· Fortalecer os grupos de pesquisa, os NEABs e estudos sobre os interesses das populações negras no Brasil, África e Diáspora;
· Envolver docentes e discentes dos cursos de graduação das instituições de educação superior do estado de Mato Grosso do sul e do Brasil em torno da discussão sobre desafios e perspectivas na educação das relações étnico-raciais; e,
· Propiciar oportunidade de formação continuada para os professores da Educação Básica de Dourados e municípios da região.
Para a realização deste importante evento, contamos com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB/UFGD e outras fontes para colaboração em construção com os demais NEABs, principalmente da região Centro-Oeste, bem como de órgãos de governo e Movimentos Sociais.
O tema do evento será abordado em Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalhos (GT’s) e Comunicações de Pesquisas, Sessões de Pôsteres, Minicursos e oficinas. Os eventos culturais também abordarão a temática do negro e da negra.
Estima-se um público-alvo de, no mínimo, 400 pessoas entre docentes, discentes e gestores da Educação Básica, Educação Superior e Pós-Graduação Stritu Sensu, bem como ativistas de movimentos sociais.
Dessa forma, informamos que Dourados - MS, intitulada Cidade Educadora, os receberá com carinho, muito calor humano e Tereré gelado. Participem!
FONTE:http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/ixcopene
Related files | Size | Archive fingerprint |
---|---|---|
programacao | 180 Kb | 7f8a60a42d0438451aadf2e7c7ff86b1 |