Projeto Investiga Menina

Atualizado em 28/02/16 19:36.

Vivemos atualmente sob a égide da sociedade tecnológica. Por sua vez, tecnologia é fruto de produção do conhecimento científico e, deste modo, é preciso ensinar ciências a todos os indivíduos para que estes possam participar ativamente do mundo em que vivem. Segundo Bordieu e Passeron o currículo da escola está baseado na cultura dominante: ele se expressa na linguagem dominante, ele é transmitido através do código cultural dominante (In SILVA, 1999, p.35). De igual modo, se utilizarmos qualquer ferramenta de busca em internet com as palavras cientista e ciências as imagens mais frequentes caracterizam o sujeito universal: o homem branco em seu laboratório. Em consenso com o raciocínio anterior, a maior agência de fomento à pesquisa no Brasil: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é uma instituição ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e se destina a promover e estimular o desenvolvimento da ciência, criado em 1951, lança em 2012 a 1ª edição do painel "Pioneiras da ciência", baseado em trabalho de Melo e Rodrigues (2006). Foram 61 anos de silenciamento sobre a incidência das mulheres na criação de recursos tecnológicos e na pesquisa científica de alta performance, no País e no exterior. Em vista dessas referências, buscamos no PROJETO INVESTIGA MENINA! promover ações coletivas para o benefício da comunidade escolar, com vistas a proporcionar experiências e informações sobre a contribuição das mulheres para a criação de recursos científicos e tecnológicos. Neste escopo, este projeto advoga pela melhoria da visão crítica e da formação das professoras/es, alunas e alunos, direção, corpo pedagógico e responsáveis legais (pais, mães, avós, avôs dentre outros).

Integrantes: Anna Maria Canavarro Benite - Coordenador / Claudio R Machado Benite - Integrante / Antônio Cesar B. Alvino - Integrante / Marciano Alves dos Santos - Integrante / Juvan Pereira da Silva - Integrante / Vander Luiz Lopes dos Santos - Integrante / Morgana Abranches Bastos - Integrante / Marysson Jonas Rodrigues Camargo - Integrante / Regina Nobre Vargas - Integrante / Geisa Louise Mariz Lima - Integrante / Arcanjo Rodrigues Moura - Integrante / Lalesca Adalgisa Oliveira - Integrante / Gustavo Augusto Assis Faustino - Integrante / Aliny G. da Silva - Integrante / Marilene Barcelos Moreira - Integrante.

Parceria: Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado - http://mulheresnegrasdandaranocerrado.blogspot.com.br/