Artigos

COSTA, Fernando Rocha da.; SILVA, Thatianny Alves de Lima.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE. Anna Maria Canavarro. A química do vinho no Egito Antigo: a Lei 10.639/03 no ensino remoto. Química Nova na Escola, v. 46, n. 02, p. 104-113, 2024.

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc46_2/05-RSA-37-23.pdf

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; BERNARDES, Clarissa Alves Carneiro.; VARGAS, Regina Nobre.; SILVA, Juvan Pereira da.; RUELA, Brunno André.; COSTA, Fernando Rocha da.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Professores/as per(formando) gênero: corporeidades, hormônios e a Educação em Ciências/Química. Química Nova, v. 47, n. 05, p. 01-12, 2024.

Link do artigo: https://www.scielo.br/j/qn/a/5XRPL7GgMtCNbbWTwG5hTby/?format=pdf&lang=pt

 

COSTA, Fernando Rocha da.; SILVA, Thatianny Alves de Lima.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna Maria Canavarro. A química de saneantes dos álcoois e a discussão sobre mídia, ciência e pandemia: a educação para as relações étnico-raciais no ensino remoto. Ciência & Educação, v. 30, p. 01-17, 2024.

Link do artigo: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/GJXWw8VcK5scPX5Rttzb8sy/?format=pdf&lang=pt

 

MOREIRA, Marilene Barcelos.; DUARTE, Gustavo Siqueira.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; SILVA, Juvan Pereira da.; SANTOS, Vander Luiz Lopes dos.; BENITE, Claudio Roberto Machado.; BENITE, Anna M. Canavarro. Química na cozinha: estudos sobre a herança alimentar afrodiaspórica em nível médio. Revista Virtual de Química, v. 15, n. 03, p. 621-632, 2023

Link do artigo: https://rvq.sbq.org.br/pdf/v15n3a17

 

LUMUMBA, Zambi.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Afrocentricidade e o ensino de química: entre avanços e contradições em um quilombo educacional. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. 01-28, 2023.

Link do artigo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/41513/38829

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; SILVA, Juvan Pereira da. ; RUELA, Brunno André.; ECHEVERRIA, Agustina Rosa.; BENITE, Anna M. Canavarro. Educação para as relações étnico-raciais (ERER): o que nos dizem as teses de doutorado em Ciências/Química no Brasil?. P@RTES, v. 01, p. 01-10, 2023. 

Link do artigo: https://www.partes.com.br/2023/09/06/educacao-para-as-relacoes-etnico-raciais-erer-o-que-nos-dizem-as-teses-de-doutorado-em-ciencias-quimica-no-brasil-2/

 

BENITE, Anna Maria Canavarro.; BERNARDES, Clarissa Alves Carneiro.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; VARGAS, Regina Nobre.; BASTOS, Morgana Abranches.; SILVA, Thatianny Alves de Lima. Trajetórias de cientistas negras nas ciências exatas: estudo sobre representatividade em contextos científicos a partir do Investiga Menina!. In: GALAMBA, Arthur.; GANDOLF, Haira Gandolf. (Eds.). Pedagogias críticas em educação STEM: ideias e experiências do Brasil e do Reino Unido. Rio de Janeiro: Autografia, 2023, v. 01, p. 74-93.

Link do artigo: https://www.stemeducationhub.co.uk/wp-content/uploads/2023/05/Critical_PedagogiesPT.pdf

 

COSTA, Fernando Rocha da.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Da ausência para a potência: investigando a comunicação crítica e popular como estratégia de Ensino de Ciências e Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. 01-29, 2023. 

Link do artigo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/39125/37284

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Denegrindo trajetórias acadêmicas: formação docente em Química e a Lei 10.639/2003. Ciência & Educação, v. 29, p. 01-16, 2023.

Link do artigo: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/NwbnTZDVQmcnQ8MFRj9xY6k/?format=pdf&lang=pt

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Denegrindo o Ensino de Ciências/Química: um percurso para a formação docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 28, n. 01, p. 01-22, 2023.

Link do artigo: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2951/829

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M Canavarro. Sociedade, racismo e o ensino de ciências e tecnologias: uma discussão urgente. Boletim da AIA-CTS, n. 19, p. 19-33, 2023.

Link do artigo: https://aia-cts.web.ua.pt/wp-content/uploads/2023/09/Boletim_AIA_CTS_n19.pdf

 

BENITE, Anna Maria Canavarro.; BERNARDES, Clarissa Alves Carneiro.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; VARGAS, Regina Nobre.; BASTOS, Morgana Abranches.; SILVA, Thatianny Alves de Lima. Trajectories of black women scientists in the exact sciences: a study on representativeness in scientifi c contexts from Investiga Menina!. In: GALAMBA, Arthur.; GANDOLF, Haira Gandolf. (Eds.). Critical Pedagogies in STEM Education: ideas and experiences from Brazil and the UK. Rio de Janeiro: Autografia, 2023, v. 01, p. 74-91.

Link do artigo: https://www.stemeducationhub.co.uk/wp-content/uploads/2023/05/Critical_PedagogiesEN.pdf

 

GONZAGA, Kézia Ribeiro.; NOBREGA, Lorrana Nara Naves.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Claudio Roberto Machado. Licenciatura intercultural indígena e o ensino de Química: uma discussão sobre concepções de formadores e o currículo em ação. Revista Debates em Ensino de Química, v. 08, n. 03, p. 30-53, 2022.

Link do artigo: https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4408/482484792

 

COSTA, Fernando Rocha.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. A comunicação crítica e popular e a Química: potencializando a Educação para as relações étnico-raciais. Química Nova na Escola, v. 44, n. 04, p. 452-461, 2022. 

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc44_4/09-AF-22-22.pdf

 

ALVINO, Antônio César Batista.; MOREIRA, Marilene Barcelos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Educação antirracista no ensino de química: sobre representatividade e osmose. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 03, p. 598-618, 2022.

Link do artigo: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen21/REEC_21_3_9_ex1969_756.pdf

 

SILVA, Eliete Lucia.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro Benite. Cerveja egípcia? Educação para as relações étnico-raciais (ERER) na formação docente em química. Química Nova, v. 45, n. 02, p. 235-244, 2022.

Link do artigo: https://quimicanova.sbq.org.br/pdf/ED2021-0154

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; VARGAS, Regina Nobre.; BERNARDES, Clarissa Alves Carneiro.; SILVA, Ludwaler Rodrigues.; BASTOS, Morgana Abranches.; OLIVEIRA, Marta Cezaria de.; BENITE, Claudio Roberto Machado.; BENITE, Anna M. Canavarro. Mulheres negras nas exatas: debates em espaço de educação não formal. Educación Química, Ciudad de México, v. 33, n. 02, p. 219-234, 2022.

Link do artigo: http://www.revistas.unam.mx/index.php/req/article/view/79564

 

BASTOS, Morgana Abranches.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Cartografias femininas negras como estratégia de divulgação científica: a experiência do “Investiga Menina!”. Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n. 03, p. 275-303, 2022.

Link do artigo: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1059/946

 

ALVINO, Antônio Cesar Batista.; SILVA, Aliny Gomes.; LIMA, Geisa Louise Mariz.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; MOREIRA, Marilene Barcelos.; BENITE, Anna M. Canavarro. Metalurgia do ferro em África: a lei 10.639/03 no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 04, p. 390-400, 2021.

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_4/09-EQF-64-20.pdf

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. A escola e a dimensão epistêmica do racismo: algumas articulações. In: GONÇALVES, Luciane Ribeiro Dias.; PAULA, Benjamin Xavier de.; BENITE, Anna M. Canavarro (Orgs.). (Re)existência intelectual negra e ancestral. Ituiutaba, MG: Ribeirão Gráfica e Editora, 2021

Link do artigo: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/426/o/A_escola_e_a_dimens%C3%A3o_epist%C3%AAmica_do_racismo_algumas_articula%C3%A7%C3%B5es.pdf?1619996314

 

BENITE, Anna M. Canavarro; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; BASTOS, Morgana Abranches.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues. Letramento racial, educação científica e o projeto Afrocientista em Goiânia: potencialidades periféricas negras insubmissas. In: GOES, Fernanda Lira.; VIEIRA, Maria Gabriella Figueiredo.; REIS, Talita Rocha.; OLIVEIRA, Flávia Adriane Pestana de.; LUNELLI, Isabella Cristina (Org.). Atlas das periferias no Brasil: aspectos raciais de infraestrutura nos aglomerados subnormais. Brasília: IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2021, v. 01. p. 120-156.

Link do artigo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11050

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; VARGAS, Regina Nobre.; BASTOS, Morgana Abranches. Incentivando meninas negras às carreiras STEAM: A experiência de pesquisa do Investiga Menina!. In: ANJOS, Maylta Brandão dos.; SILVA, Edgar Miranda da (Orgs.). Ensino, diversidade cultural e decolonização. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021, v. 02, p. 42-55.

Link do artigo: https://6ba0bbb6-90c0-4ff2-8771-728c2c1356a1.filesusr.com/ugd/27ed5c_82255f05467f4383a86c0189ce160bcc.pdf

 

ALVINO, Antônio Cesar Batista.; MOREIRA, Marilene Barcelos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. A lei 10.639/2003 e o ciclo da cana-de-açúcar: uma intervenção pedagógica no ensino de Química. Educação Química en Punto de Vista, v. 05, n. 02, p. 208-229, 2021.

Link do artigo: https://repositorio.bc.ufg.br/riserver/api/core/bitstreams/14d4fd03-b191-41f8-a918-cf7f27e56a26/content

 

SILVA, Juvan Pereira da.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; ALVINO, Antônio Cesar Batista.; BENITE, Claudio Roberto Machado.; BENITE, Anna M. Canavarro. Leite em “mama” África e a educação para as relações étnico-raciais (ERER) no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 42, n. 01, p. 04-12, 2020.

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_1/03-QS-25-19.pdf

 

SANTOS, Vander Luiz Lopes dos.; BENITE, Anna M. Canavarro. A comida como prática social: sobre africanidades no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 03, p. 281-294, 2020.

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_3/10-AF-34-19.pdf

 

SANTOS, Marciano Alves dos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Quente e frio: sobre a educação escolar quilombola e o ensino de química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 03, p. 269-280, 2020.

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_3/09-EQF-56-19.pdf

 

SANTOS, Marciano Alves dos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Vozes griôs no ensino de química: uma proposta de diálogo intercultural. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, n. u, p. 919-947, 2020.

Link do artigo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/20306/19709

 

ALVINO, A. C. B. ; MOREIRA, M. B. ; LIMA, G. L. M. ; SILVA, A. G. ; MOURA, A. R. ; Benite, Anna Maria Canavarro . Química Experimental e a Lei 10.639/2003: a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de Química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 42, p. 136-146, 2020.

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_2/06-RSA-14-19.pdf

 

PEREIRA, L. DE L. S.; CURADO, T. C.; BENITE, A. M. C. A educação de surdos: proposta de questionário de histórico da linguagem. Itinerarius Reflectionis, v. 15, n. 4, p. 01-24, 2 mar. 2020.

Link do artigo: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/58003

 

ALVINO, A. C. B. ; SANTOS, M. A. ; CAMARGO, M. J. R. ; SANTOS, V. L. L. ; Benite, Anna Maria Canavarro . Produção de web-documentário: sobre a ausência da temática cultura e história africana e afro brasileira nos cursos de formação docente. ITINERARIUS REFLECTIONIS (ONLINE), v. 16, p. 01-14, 2020.

Link do artigo: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/54725

 

CAMARGO, M. J. R. ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO. A diáspora africana na resistência: o Coletivo CIATA em ação no ensino de química. Revista del Cisen Tramas/Maepova, v. 7, p. 99-122, 2019.

Link do artigo: http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/cisen/article/view/13350

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; VARGAS, Regina Nobre.; BASTOS, Morgana Abranches.; BENITE, Claudio Roberto Machado.; BENITE, Anna M. Canavarro. Estudos sobre a representatividade de mulheres negras das exatas na educação básica. In: PELÁ, Márcia Cristina Hizim.; LIMA, Marijara de.; JESUINO, Rosália Santos Amorim (Orgs.). VI Prêmio SBPC/GO de popularização da ciência - 2019. 1ed. Aparecida de Goiânia: Editora do Centro Universitário Alfredo Nasser, 2021, v. 1, p. 100-105.

Link do artigo: https://e9ec720a-c78f-4fba-92c0-28643c86a326.filesusr.com/ugd/635d23_9f22b718001e44d8af6004388e5ab3c1.pdf

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; SILVA, Juvan Pereira da.; BENITE, Claudio Roberto Machado. Dai-me agô (licença) para falar de saberes tradicionais de matriz africana no ensino de química. Química Nova, São Paulo, v.42, n.5, p.570-579, 2019.

Link do artigo: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422019004500570

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; BENITE, Anna M. Canavarro Benite. Educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de química: sobre a lei 10.639/2003 no ensino superior. Química Nova, v.42, p.691-701, 2019.

Link do artigo: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422019004600691

 

CANAVARRO BENITE, ANNA Mª; ARTES, AMÉLIA ; SANTOS VIEIRA, CLEBER ; ALVES DOS SANTOS, IVAIR AUGUSTO ; DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO, JOÃO ; QUINTINO AMAURO, NICEA ; OLIVEIRA, RACHEL ; UNBEHAUM, SANDRA . APRESENTAÇÃO | RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO 30 ANOS DEPOIS: E AGORA, DO QUE MAIS PRECISAMOS FALAR?. Revista ABPN, v. 11, p. 03-11, 2019.

Link do artigo: https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/678

 

CAMARGO, MARYSSON JONAS RODRIGUES ; VARGAS, REGINA NOBRE ; SILVA, JUVAN PEREIRA DA ; BENITE, CLÁUDIO ROBERTO MACHADO ; Benite, Anna Maria Canavarro . Do Ferreiro a Magnetita: o Vídeo Educativo como Alternativa para a Implementação da Lei 10.639/03. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 41, p. 224-232, 2019.

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_3/04-EQM-35-18.pdf

 

OLIVEIRA, M. S. G. ; VARGAS, G. N. ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO ; BENITE, Claudio R Machado . EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DO ABACAXI COMO PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 14, p. 72-85, 2019.

Link do artigo: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID641/v14_n3_a2019.pdf

 

SOUZA ; VILELA-RIBEIRO, E.B ; BENITE, Claudio R Machado ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO . A UTILIZAÇÃO DO PORTAL E-ALUNO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA: O PROCESSO DE TROCA DE SIGNIFICADOS ENTRE OS PARTICIPANTES. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 14, p. 421-437, 2019.

Link do artigo: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID660/v14_n3_a2019.pdf

 

SANTOS, Vander Luiz L. dos; BENITE, Anna M. Canavarro. PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA – SANKOFA E O ENSINO DE QUÍMICA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. 26, p. 125-152, out. 2018.

Link do artigo: https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/643

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; SILVA, Juvan Pereira da. Descolonização dos currículos de ciências/química: tessituras sobre a reinvenção do Poder. In: Andrea Maila Voss Kominek; Ana Crisitna Vanali. (Orgs.). Roteiros temáticos da diáspora: caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil. 1ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 01, p. 267-298.

Link do artigo: https://www.editorafi.org/396latitudes

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; BASTOS, Morgana Abranches.; VARGAS, Regina Nobre.; FERNANDES, Fernanda Silva.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis. Cultura africana e afro-brasileira e o ensino de química: Estudos sobre desigualdade de raça e gênero e a produção científica. Educação em Revista, v. 34, p. 01-36, 2018. 

Link do artigo: https://www.scielo.br/j/edur/a/dqNNc8zT3dv6hx6xLBwx4Zj/?format=pdf&lang=pt

 

Referência: VARGAS, R. N.; FAUSTINO, G. A. A.; FERNANDES, F. S.; BENITE, A. M. C. Protetores solares, pele negra e mídia em aulas de química. SER Social, v. 20, n. 43, p. 348-371, 2018.

Link do artigo: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18864

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; BASTOS, Morgana Abranches.; VARGAS, Regina Nobre.; FERNANDES, Fernanda Silva.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis. African and Afro-brazilian culture and the chemistry education: studies on race and gender inequalities and scientific production. Educação em Revista, v. 34, p. 01-35, 2018. 

Link do artigo: https://www.scielo.br/j/edur/a/dqNNc8zT3dv6hx6xLBwx4Zj/?format=pdf&lang=pt

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; BASTOS, Morgana Abranches.; VARGAS, Regina Nobre.; FERNANDES, Fernanda Silva.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis. Cultura africana e afro-brasileira e o ensino de química: estudos sobre desigualdades de raça e gênero e a produção científica. Educação em Revista, v.34, p.01-36, 2018.

Link do artigo: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100656

 

SANTOS, R. M. ; SILVA, J. S. ; Neto, L.L. ; RIBEIRO, S. C. M. ; BENITE, Claudio R Machado ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO . ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CONTEXTO DA SURDEZ: UMA LEITURA SEGUNDO A PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 13, p. 204-222, 2018.

Link do artigo: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID535/v13_n5_a2018.pdf

 

SOUZA, E. P. L.; ARANTES, C. M., BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. Ensino de ciências e cultura negra: estudos sobre a mobilização de saberes docentes. Educação Química en Punto de Vista, v. 1, n. 2, p. 42-81, 2017.

Link do artigo: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/902/800

 

NISLAINE CAETANO S., MENDONÇA ; ALINE PRADO DE, OLIVEIRA ; ANNA M. CANAVARRO, BENITE . O Ensino de Química para alunos surdos: o conceito de misturas no Ensino de Ciências. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 39, p. 347-355, 2017.

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_4/07-RSA-88-16.pdf

 

BENITE, Claudio R Machado ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO ; BONOMO, F. A. F. ; VARGAS, G. N. ; ARAUJO, R. J. S. ; ALVES, D. R. . A experimentação no Ensino de Química para deficientes visuais com o uso de tecnologia assistiva: o termômetro vocalizado. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 39, p. 245-249, 2017.

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_3/05-EQM-78-16.pdf

 

OLIVEIRA, A. P. ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO . Intervenção pedagógica no ensino de ciências para surdos: sobre o conceito de substância (simples e composta). EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 12, p. 76-94, 2017.

Link do artigo: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID404/v12_n6_a2017.pdf

 

ALVINO, Antônio C. B.; BENITE, Anna M. Canavarro. AFRICANIDADES EM ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS E AQUECIMENTO GLOBAL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 9, n. 22, p. 84-106, jun. 2017.

Link do artigo: http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/397

 

SILVA, Juvan Pereira da; BENITE, Anna M. Canavarro. OURO, NÍQUEL, CONGOS E A DIÁSPORA AFRICANA EM GOIÁS: A LEI 10639 NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 9, n. 22, p. 273-302, jun. 2017.

Link do artigo: http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/408

 

BASTOS, Morgana Abranches; AMAURO, Nicéa Quitino; BENITE, Anna M. Canavarro. A QUÍMICA DO CAFÉ E A LEI 10.639/03: UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA A PARTIR DE PRODUTOS NATURAIS.Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 9, n. 22, p. 312-331, jun. 2017.

Link do artigo: http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/410

 

BENITE, A. M. C.; SILVA, J. P. ; ALVINO, A. C. B. . Ferro, Ferreiros e Forja: O Ensino de Química pela Lei Nº 10.639/03. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 21, p. 735, 2017.

Link do artigo:  https://educacaoemfoco.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/article/view/3197/102

 

SILVA, J. P. ; ALVINO, A. C. B. ; SANTOS, M. A. ; SANTOS, V. L. L. ; Benite, Anna Maria Canavarro . TEM DENDÊ, TEM AXÉ, TEM QUÍMICA: Sobre história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 39, p. 19-26, 2017.

Link do artigo:  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_1/05-EA-73-15.pdf

 

BENITE, ANNA M. CANAVARRO; BASTOS, M. A. ; CAMARGO, M. J. R. ; VARGAS, R. N. ; LIMA, G. L. M. ; BENITE, Claudio R Machado . Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana: Uma Discussão Sobre as Propriedades Metálicas. Química Nova na Escola (online), v. 2, p. 131-141, 2017.

Link do artigo:  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_2/05-QS-72-15.pdf

 

BASTOS, M. A. ; BENITE, A. M. C. . CULTURA AFRICANA E ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 9, p. 00, 2017.

Link do artigo:  http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/227/243

 

BENITE, Claudio R Machado ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO ; BONOMO, F. A. F. ; VARGAS, G. N. ; ARAUJO, R. J. S. ; ALVES, D. R. . OBSERVAÇÃO INCLUSIVA: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 12, p. 94-103, 2017.

Link do artigo:  http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID350/v12_n2_a2017.pdf

 

FRANCISCO, W. ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO . Laboratory Practices and Investigative Cases: Establishing Relationships with Knowledge. World Journal of Chemical Education, v. 5, p. 71-77, 2017.

Link do artigo:  http://pubs.sciepub.com/wjce/5/2/6/

 

VILELA-RIBEIRO, E.B ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO . A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, p. 403-418, 2017.

Link do artigo:  http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n2/1516-7313-ciedu-23-02-0403.pdf

 

SOUZA, Ellen Pereira Lopes.; ARANTES, Caio Martins.; BASTOS, Morgana Abranches.; BENITE, Anna M. Canavarro. Ensino de ciências e cultura negra: estudos sobre a mobilização de saberes docentes. Educação Química en Punto de Vista, v. 01, n. 02, p. 42-81, 2017

Link do artigo: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/902/800

 

VILELA-RIBEIRO, E.B ; BENITE, A. M. C. . IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO. REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, v. 7, p. 69-79, 2017.

Link do artigo:  http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/672

 

FRANCISCO, WELINGTON ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO . INVESTIGATIVE CASES AND THE RELATIONSHIP WITH THE KNOW: THE CAREER AND PROCESS OF THE LEARNING OF HIGHER EDUCATION STUDENTS IN TOCANTINS. Química Nova (Impresso), v. 39, p. 383-392, 2016.

Link do artigo:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422016000300383

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; COSTA, Kênia Gonçalves.; PEREIRA, Mariana Cunha. Reinventando o currículo nas ações do NEADI, LPEQI e LaGENTE.. In: MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira; SILVA, Wilker Solidade da (Orgs.). Educação, relações étnico-raciais e resistência: as experiências dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas no Brasil. 1ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016, v. 01, p. 19-35. 

Link do artigo: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/426/o/Reinventando_o_Curr%C3%ADculo_nas_a%C3%A7%C3%B5es_do_NEADI__LPEQI_e_LaGENTE.pdf?1479737396

 

BENITE, Claudio R Machado ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO ; MORAIS, W. C. S. ; YOSHENO, F. H. . Estudos Sobre o Uso de Tecnologia Assistiva no Ensino de Química: em Foco a Experimentação. ITINERARIUS REFLECTIONIS (ONLINE), v. 12, p. 1-12, 2016.

Link do artigo:  https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37150/20434

 

Benite, Anna Maria Canavarro ; BENITE, Claudio R Machado ; VILELA-RIBEIRO, E.B . Educação inclusiva, ensino de Ciências e linguagem científica: possíveis relações. Revista Educação Especial (Online), v. 28, p. 81-89, 2015.

Link do artigo:  http://www.redalyc.org/pdf/3131/313132931007.pdf

 

BENITE, Claudio R Machado ; GONCALVES, L. P. S. ; Benite, Anna Maria Canavarro ; MARQUES JUNIOR, J. G. . O USO DAS TIC S COMO ALTERNATIVA PARA A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. Enciclopédia Biosfera, v. 11, p. 611-620, 2015.

Link do artigo:http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015a/o%20uso%20das%20tics.pdf

 

OLIVEIRA, WALQUÍRIA DUTRA DE ; Benite, Anna Maria Canavarro . Aulas de ciências para surdos: estudos sobre a produção do discurso de intérpretes de LIBRAS e professores de ciências. Ciência & Educação, v. 21, p. 457-472, 2015.

Link do artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=en

 

PEREIRA, LIDIANE DE LEMOS SOARES ; BENITE, Claudio Roberto Machado ; PADILHA, JULIANA CAIXETA ; MENDES, MARIA LUIZA ; Vilela-Ribeiro, Eveline Borges ; Benite, Anna Maria Canavarro . Trajetória da formação de professores de ciências para educação inclusiva em Goiás, Brasil, sob a ótica de participantes de uma rede colaborativa. Ciência & Educação, v. 21, p. 473-491, 2015.

Link do artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=en

 

BENITE, A. M. C. ; BATISTA, M. A. R. S. ; SILVA, L. D. ; BENITE, Claudio R Machado . O Diário Virtual Coletivo: Um Recurso para Investigação dos Saberes Docentes Mobilizados na Formação de Professores de Química de Deficientes Visuais. Química Nova na Escola (Impresso), v. 36, p. 61-70, 2014.

Link do artigo:  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_1/10-PE-35-12.pdf

 

Benite, Anna Maria Canavarro ; Procopio, M.V.R. ; BENITE, Claudio R Machado . Estudos Sobre as Concepções de Professores acerca das altas Habilidades e Superdotação em Rede de Colaboração.. Espaço Plural (Unioeste), v. 29, p. 361-381, 2014.

Link do artigohttp://www.escavador.com/pessoas/155771

 

Souza, A.L.V. ; CAMPOS, M. L. ; Benite, Anna Maria Canavarro . Estudos Sobre a Utilização da Comunicação Não Verbal na Aula de Química. Química Nova, v. 36, p. 150-161, 2014. 

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_2/11-PE-22-12.pdf

 

VILELA-RIBEIRO, E.B ; VILELA-RIBEIRO, E.B ; BENITE, A. M. C. . Sala de aula e diversidade. Revista Educação Especial (UFSM), v. 26, p. 145-160, 2013. 

Link do artigo: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/3209/pdf

 

Pereira ; BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. . Análise da comunicação verbal produzida na formação em rede de professores de ciências para a educação inclusiva. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, p. 62-84, 2013.

Link do artigo: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen12/REEC_12_1_4_ex630.pdf

 

Benite, Anna Maria Canavarro ; BENITE, Claudio R Machado . Teaching of chemistry and deafness: analysis of production of visual representations about transgenic. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 14, p. 37-39, 2013. 

Link do artigo: http://www.researchgate.net/profile/Clara_Vasconcelos2/publication/260000522_Evaluation_of_the_Portuguese_curriculum_of_physics_and_natural_sciences_What_do_teachers_think/links/0deec53231eccbdb67000000.pdf

 

BENITE, A. M. C. ; FIELD S, K. A. P. ; BENITE, Claudio R Machado . Formar Professores de química paa a inclusão escolar: Uma experiência com o Júri Simulado do ensino superior. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 365-369, 2013. 

Link do artigo: http://www.inesco.org.br/eventos/forum/anais/REpS_ANAIS%20DO%20VII%20FORUM%20NACIONAL.pdf

 

Vilela-Ribeiro, Eveline Borges ; Benite, Anna Maria Canavarro . Alfabetização científica e educação inclusiva no discurso de professores formadores de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 19, p. 781-794, 2013.

Link do artigohttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=en

 

FRIEDRICH, M. ; BENITE, Claudio R Machado ; BENITE, A. M. C. . O Programa Nacional de Inclusão de Jovens PROJOVEM: uma análise entre o proposto e o vivido em Goiânia. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 20, p. 185-206, 2012. 

Link do artigo: http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/404

 

Oliveira, W. D. ; Melo, A.C.C. ; BENITE, A. M. C. . Ensino de ciências para deficientes auditivos: um estudo sobre a produção de narrativas em classes regulares inclusivas. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), v. 7, p. 1-9, 2012.

Link do artigo: https://mestrado.prpg.ufg.br/up/97/o/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Walquiria_Dutra_de_Oliveira.pdf

 

QUEIROZ, T. G. B. ; Silva, D.F. ; Macedo, K.G. ; BENITE, A. M. C. . Estudos de Planejamento e Design de um Módulo Instrucional Sobre o Sistema Respiratório: O Ensino de Ciências para Surdos.. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 913-930, 2012.

Link do artigo:  http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v18n4/v18n4a11.pdf

 

PEREIRA, L. L. S. ; BENITE, A. M. C. . REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE INTERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 615-639, 2012.

Link do artigo: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID308/v17_n3_a2012.pdf

 

BENITE, C. R. M. ; BENITE, A. M. C. ; SOUZA ; Oliveira . Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 420-447, 2012.

Link do artigo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p420/22929