XIX ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química

: Universidade Federal do Acre (Fufac)

: 16 a 20 de Julho 2018

Apresentação

Dentre as mais belas características do Norte do Brasil e, em especial, do Estado do Acre escolhemos duas que mais representam o atual momento da educação brasileira, sobretudo na Educação em Química: os rios amazônicos e a seringueira, ambos símbolos de transformação e mudança.

Muitos dos grandes rios que conhecemos têm a sua origem em uma pequena nascente, conforme seguem seu curso, outros córregos e rios menores se agrupam a eles, até que se tornem imponentes e caudalosos. Eles são capazes de modificar o ambiente ao redor e de sobrepujar qualquer obstáculo.

Assim como os rios são sinônimos de transformação e mudança, a seringueira já foi sinônimo de riqueza e esperança, quando muitos brasileiros migraram de sua terra natal em busca de uma vida melhor. O látex extraído dessas árvores era, e é até hoje, utilizado para produzir borracha natural. Narra a história, que somente após Charles Goodyear descobrir o processo de vulcanização (fusão do látex com enxofre por meio do fogo, onde as ligações duplas são quebradas e o enxofre se liga formando ligações cruzadas), ela passou a ser utilizada na fabricação de pneus e solas de sapato, o que a transformou em “ouro negro”, tamanha a sua importância econômica.

A vulcanização transforma o látex oriundo da seringueira em um material mais resistente e duro, mas ainda maleável, podendo ser utilizado nas mais diversas situações. De maneira análoga, toda mudança tem seu início em pequenas ideias e ações, geralmente de pequenos grupos, ou ainda de uma única mente. Conforme, vai tomando forma, força e agrupando ideias e ideais, todo o conjunto é capaz de transformar tudo ao redor. Por meio das ações que desenvolve, seja individualmente ou em grupo, o educador trabalha como um catalisador de reações na sociedade em que vive, ele impulsiona a formação de opiniões e facilita a leitura do mundo a partir da construção e reconstrução do conhecimento.

Como sabemos que na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma, o ensino brasileiro, sobretudo o Ensino de Química precisa ser transformado, para se tornar mais sólido, mais resistente, unificado, permanecendo, no entanto, maleável para novas mudanças.

Como os grandes rios, imponentes, mantenedores da vida, às vezes avassaladores, mas na sua essência, agentes de transformação e como ocorre no processo de vulcanização do látex natural, precisamos quebrar algumas ligações e formar outras novas, mais resistentes e duradouras. Por isso, o ENEQ 2018 irá abordar o tema “Transformação”, de forma que, inspirados por esses fenômenos naturais, sejamos diariamente sujeitos de transformação na construção do conhecimento dos nossos estudantes, de maneira que o ensino brasileiro seja elevado ao nível de “ouro negro” da borracha.