43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (43ª RASBQ)

: Maceió - AL

: 20 Enero 2020 a 18 Enero 2021

Em 2020, a 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (43ª RASBQ) será realizada na cidade de Maceió - AL no período de 26 a 29 de maio e, como sempre, congregará a maior comunidade de químicos do Brasil e do exterior entre estudantes, professores e pesquisadores da área de química e afins. A cidade de Maceió é um dos mais belos lugares do Brasil, com natureza praiana e excelente infraestrutura para receber os visitantes.

Após 6 anos, nossa RASBQ volta a ser realizada no Nordeste, pela primeira vez em Maceió. Esta escolha decorre da grande importância dessa região para a SBQ, pois abriga um grande número de químicos que atuam em instituições de ensino e pesquisa, além da densa representatividade de sócios nordestinos. Desta forma, esperamos movimentar a cidade, divulgando e disseminando a química pelo "Caribe Brasileiro".

O evento será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado a 23 km do aeroporto da cidade e a 5 km da rede hoteleira e dos principais serviços da cidade. O centro de convenções tem área total de 48.000 m², um teatro em dois níveis com capacidade para 1.251 lugares, estacionamento com 600 vagas e um pavilhão de mais de 4.700 m2.

Este ano, o tema da reunião será "Ciência e Ensino para Todos", cujo objetivo é aproximar os cientistas da população em geral, combatendo os movimentos pseudocientíficos e mostrando a importância que o desenvolvimento científico e tecnológico tem para o bem-estar das pessoas e, mais especificamente, destacando as ciências químicas com um papel central nesse momento. Para isso, planejamos para a 43ª RASBQ, além da tradicional estrutura do evento com intercâmbio de ideias a partir de palestras e apresentações de trabalho, um grande movimento junto à comunidade local, a partir da SBQ na Escola, com exposições ao público de conhecimento e experimentos científicos informando quanto a ciência (química) é importante e contribui continuamente para melhorar a vida das pessoas.

A comissão organizadora da 43ª RASBQ, formada pelos Presidente, Secretário Geral, Tesoureiro, Diretora Executiva e os Diretores das 13 divisões científicas da SBQ, já está trabalhando pela realização do evento desde o seu anúncio em maio de 2019. Assim, já foram convidados, e confirmados, importantes nomes da química brasileira e internacional para compor a grade de programação. São cientistas do mais alto gabarito, com linhas de pesquisas de todas as áreas e de alto impacto. As 13 divisões científicas também já indicaram os minicursos que serão oferecidos e muitos workshops também já foram definidos.

A cidade de Maceió já era aclamada mesmo antes de sua escolha como sede da 43ª RASBQ e, após sua confirmação, toda a equipe entusiasmou-se ainda mais em fazer uma RASBQ de sucesso em 2020. Apesar dos desafios do momento atual, esperamos congregar mais de duas mil pessoas, sendo uma excelente oportunidade de fortalecer a comunidade química brasileira e, principalmente, popularizar a ciência. As inscrições já estão abertas e o prazo final para submissão de resumos irá até 3 de fevereiro de 2020.

Vamos em massa a Maceió!

Fernando de Carvalho da Silva