45 sbq

45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (45ª RASBQ)

: Maceió - AL

: 31 de Maio 2022 a 03 de Junho 2022 às 11:58

Em 2022, a 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (45ª RASBQ) será realizada na cidade de Maceió – AL, no período de 31 de maio a 3 de junho. Como sempre, congregará, de forma maciça, pessoas do Brasil e do exterior, entre estudantes, professores e pesquisadores da área de Química e afins. A cidade de Maceió é um dos mais belos lugares do Brasil, com natureza praiana e excelente infraestrutura para receber os visitantes.

O evento será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado a 23 km do aeroporto da cidade e a 5 km da rede hoteleira e dos principais serviços da cidade. Este centro de convenções tem área total de 48 mil m², um teatro em dois níveis com capacidade para 1.251 lugares, estacionamento com 600 vagas e um pavilhão de quase 5 mil m². Sem dúvida, tem excelentes condições para abrigar a 45ª RASBQ.

Este ano, a reunião terá o tema "Química Para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano" e será o ápice do Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania, que tem o objetivo de promover reflexões sobre como a Química pode contribuir para a sustentabilidade e a soberania do Brasil. O Movimento foi concebido tendo em conta três pontos: a comemoração em 2022 do bicentenário da independência do Brasil; a promulgação pela Assembleia Geral da ONU de 2022 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável (sigla IYBSSD 2022); a dependência de nosso país de insumos químicos importados, bem como de itens e equipamentos diversos, caracterizando flagrante falta de soberania nessas questões, como claramente escancarado pela emergência sanitária causada pela pandemia de Covid-19. O Movimento, que fará parte das atividades do IYBSSD 2022 e das comemorações Brasil 200 Anos, Rumo às Independências (coordenadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC), é composto por diversas frentes, as quais estão sendo supervisionadas pela diretoria da SBQ. Uma dessas frentes é a produção de um documento de ações bem definidas e metas para promover a sustentabilidade e a soberania brasileira através da Química até 2050, levando em conta marcos da ONU para o desenvolvimento sustentável (2030) e para a emissão zero de carbono (2050). Este documento, a ser publicado em Química Nova, será apresentado e discutido no simpósio temático da 45ª RASBQ.

Para a 45ª RASBQ, além da tradicional estrutura do evento com intercâmbio de ideias a partir de palestras, simpósios, sessões temáticas e apresentações de trabalho, também se planeja realizar um grande movimento junto à comunidade local, a partir do evento SBQ na Escola, com exposições ao público de conhecimentos e experimentos científicos informando quanto a Química é importante para o desenvolvimento sustentável e quanto ela contribui continuamente para melhorar a vida das pessoas.

A comissão organizadora da 45ª RASBQ, composta pelo Presidente, Secretário Geral, Tesoureira, Secretária Executiva e os Diretores das 13 divisões científicas da SBQ, já está trabalhando na realização do evento. Assim, importantes nomes da química brasileira e internacional foram convidados para compor a grade de programação. São cientistas do mais alto gabarito, com linhas de pesquisas de todas as áreas e de alto impacto. As 13 divisões científicas também já indicaram os minicursos que serão oferecidos e alguns workshops também já foram definidos.

A cidade de Maceió já era amplamente aclamada mesmo antes da sua escolha como sede da 43ª RASBQ, dois anos atrás, e agora, após a sua confirmação para a 45ª RASBQ, toda a equipe se entusiasmou ainda mais para fazer uma reunião anual de muito sucesso em 2022. A ansiedade do reencontro pós-pandemia é grande e, apesar dos desafios do momento atual, esperamos congregar mais de duas mil pessoas, sendo uma excelente oportunidade para o (re)fortalecimento da comunidade química brasileira e, também, popularização da Ciência. As inscrições já estão abertas e o prazo final para submissão de resumos irá até 20 de março de 2022.

Vamos nos reencontrar em massa e com segurança em Maceió!