SERNEGRA

Cientistas negras são tema no IV SERNEGRA

VI SERNEGRA - Educação, transdisciplinaridade e diáspora

Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça é um evento idealizado e organizado pelo Grupo de Pesquisa Estudos Culturais sobre Classe, Gênero e Raça do Instituto Federal de Brasilia. Nas últimas edições, o evento foi realizado no IFB - câmpus Brasília, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (PREX).

Em sua VI edição, o evento será sediado na região sul do pais, em Santa Catarina, no Vale do Itajaí, município de Gaspar. O IFSC - Câmpus Gaspar vai acolher todos os participantes.

Nesta edição a temática da Educação, Transdisciplinaridade e Diáspora, irá direcionar as discussões dos Seminários Temáticos, das práticas de Oficinas, do Painéis temáticos e dos pôsteres. Além disso, haverá atrações culturais que também permeiam a temática.​

O Câmpus Gaspar sente-se prestigiado em sediar o evento dada a importância das discussões propostas, além de oportunidade de socialização dos projetos de pesquisa e extensão fomentados por instituições e grupos mais diversos. Cabe ressaltar a trajetória do IFSC - câmpus Gaspar no que tange a temática, através do fomento de ações de extensão junto à comunidade, na implantação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e nos processos formativos voltados à inserção cultural de imigrantes e refugiados haitianos que nos últimos anos mudaram a paisagem socio-cultural do Vale do Itajaí.

SERNEGRA 2

Foto 1: Anna Benite com as alunas que desenvolveram o trabalho: A CONDUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIA POR UMA MULHER NEGRA NO BRASIL - ANNA MARIA CANAVARRO BENITE.

SERNEGRA 3

Foto 2: KATEMARI ROSA: REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA FÍSICA