Artigos

O Ensino de Química para alunos surdos: o conceito de misturas no Ensino de Ciências.

NISLAINE CAETANO S., MENDONÇA ; ALINE PRADO DE, OLIVEIRA ; ANNA M. CANAVARRO, BENITE . O Ensino de Química para alunos surdos: o conceito de misturas no Ensino de Ciências. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 39, p. 347-355, 2017.

Link do artigo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_4/07-RSA-88-16.pdf

 

Esta investigação versa sobre o planejamento e desenvolvimento de uma intervenção Pedagógica (IP) em uma escola da comunidade surda, o Centro Especial Elysio Campos, de Goiânia-GO, com intuito de propor e analisar diferentes estratégias de acesso ao conhecimento da ciência para alunos surdos do 9º ano do Ensino Fundamental. O conceito trabalhado foi o de “misturas”, por meio da experimentação com materiais instrucionais adaptados, privilegiando o referencial funcional da visão. O que se observou foi que a ação pedagógica bilíngue, com um professor de química e um professor de ciências (intérprete - LIBRAS), é uma alternativa para trabalhar experimentação no ensino de química para surdos.

Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_4/07-RSA-88-16.pdf

Categorias: Artigos