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Ensino de ciências e cultura negra: estudos sobre a mobilização de saberes docentes.

SOUZA, E. P. L.; ARANTES, C. M., BASTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. Ensino de ciências e cultura negra: estudos sobre a mobilização de saberes docentes. Educação Química en Punto de Vista, v. 1, n. 2, p. 42-81, 2017.

Link do artigo: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/902/800

A promulgação da lei 10 639/2003, que torna obrigatória a inserção de conteúdos de história e cultura afrobrasileira e africana nos currículos da escola básica, é fruto de lutas históricas do Movimento Negro Brasileiro e tem sido um instrumento para redemocratização da educação e da produção de conhecimento. Neste contexto, visamos apresentar uma discussão sobre os desdobramentos da lei para o ensino de ciências e matemática, trazendo reflexões no sentido de compreender a proposta de implementação da lei, a origem histórica da sociedade brasileira e oportunizando acesso para futuras análises referentes à temática. Trata-se de uma investigação que apresenta elementos de uma participante e se interessa pela mobilização de saberes docentes a respeito da lei 10.639/03, produzidos pela tríade de professores de ciências e matemática (professor formador, professor em formação inicial e professor do ensino básico em formação continuada).

Fonte: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/902/800