2) Seminário de grupo do LPEQI UFG

2) Seminário de grupo do LPEQI UFG

2) Seminário de grupo do LPEQI UFG

O Laboratório de Pesquisa em Educação em Química e Inclusão – LPEQI/IQ/UFG tem a honra de convidar a todos e a todas para o “Seminário de grupo do LPEQI-IQ-UFG” no dia 04 de Maio de 2018 que será composto por 2 apresentações das atividades realizado pelo grupo.
Para iniciar as atividades, contamos com a apresentação da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso “Formação docente em química: design e aplicação de tecnologia assistiva para alunos cegos em aulas experimentais” que está sendo desenvolvido pelo aluno de Iniciação Científica do Programa Bolsas de Licenciatura (PROLICEN) Gustavo Nobre Vargas. O objetivo da pesquisa se constitui em: I) minimizar algumas barreiras causadas pela deficiência visual em aulas química; II) Desenvolver tecnologia assistiva na experimentação do ensino de química; III) Usar a Tecnologia assistiva para que o alunos compreendam os conceitos trabalhados em sala e por fim IV) Promover a autonomia dos alunos durante a experimentação.
Logo após, contamos com a apresentação da proposta de Doutorado “Estudos acerca das altas habilidades/superdotação: a experimentação como promoção da potencialização no ensino de química” que está sendo desenvolvida pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) Lorrana Nara Naves Nóbrega. O objetivo da pesquisa se constitui em estudar o papel da experimentação no ensino de química no processo de potencialização de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S) e a aspectos relevantes desse processo sobre a formação docente voltada à esta especificidade. Para isso, propusemos a um grupo de estudantes do curso Técnico em Química (PRONATEC), uma série de encontros semanais ocorridas no contraturno escolar, composta por atividades experimentais no ensino de química, que foram trabalhadas como oportunidades de aprendizagem em acordo com o Modelo Triádico de Enriquecimento proposto pelo autor Renzulli, e segundo pressupostos do curso de formação docente oferecido pelo Núcleo de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação (NAAH/S - GO).
O segundo encontro será realizado no dia 04 de Maio de 2018 as 13 horas e 30 minutos no auditório do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências localizado na Universidade Federal de Goiás – Campus II Samambaia.
Desejando ótimos trabalhos, contamos com a colaboração e presença de todos/as!

O Laboratório de Pesquisa em Educação em Química e Inclusão – LPEQI/IQ/UFG tem a honra de convidar a todos e a todas para o “Seminário de grupo do LPEQI-IQ-UFG” no dia 04 de Maio de 2018 que será composto por 2 apresentações das atividades realizado pelo grupo.Para iniciar as atividades, contamos com a apresentação da proposta do Trabalho de Conclusão de Curso “Formação docente em química: design e aplicação de tecnologia assistiva para alunos cegos em aulas experimentais” que está sendo desenvolvido pelo aluno de Iniciação Científica do Programa Bolsas de Licenciatura (PROLICEN) Gustavo Nobre Vargas. O objetivo da pesquisa se constitui em: I) minimizar algumas barreiras causadas pela deficiência visual em aulas química; II) Desenvolver tecnologia assistiva na experimentação do ensino de química; III) Usar a Tecnologia assistiva para que o alunos compreendam os conceitos trabalhados em sala e por fim IV) Promover a autonomia dos alunos durante a experimentação.Logo após, contamos com a apresentação da proposta de Doutorado “Estudos acerca das altas habilidades/superdotação: a experimentação como promoção da potencialização no ensino de química” que está sendo desenvolvida pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) Lorrana Nara Naves Nóbrega. O objetivo da pesquisa se constitui em estudar o papel da experimentação no ensino de química no processo de potencialização de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S) e a aspectos relevantes desse processo sobre a formação docente voltada à esta especificidade. Para isso, propusemos a um grupo de estudantes do curso Técnico em Química (PRONATEC), uma série de encontros semanais ocorridas no contraturno escolar, composta por atividades experimentais no ensino de química, que foram trabalhadas como oportunidades de aprendizagem em acordo com o Modelo Triádico de Enriquecimento proposto pelo autor Renzulli, e segundo pressupostos do curso de formação docente oferecido pelo Núcleo de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação (NAAH/S - GO). O segundo encontro será realizado no dia 04 de Maio de 2018 as 13 horas e 30 minutos no auditório do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências localizado na Universidade Federal de Goiás – Campus II Samambaia.Desejando ótimos trabalhos, contamos com a colaboração e presença de todos/as!

 

O Laboratório de Pesquisa em Educação em Química e Inclusão – LPEQI/IQ