
3) Seminário de grupo do LPEQI UFG
O Laboratório de Pesquisa em Educação em Química e Inclusão – LPEQI/IQ/UFG tem a honra de convidar a todos e a todas para o “Seminário de grupo do LPEQI-IQ-UFG” no dia 15 de Junho de 2018 que será composto por 2 apresentações das atividades realizado pelo grupo.
Contamos com a apresentação da proposta do de Mestrado “A experimentação no ensino de química com deficientes visuais: a extração de óleo essencial da casca do abacaxi pelo método de Soxhlet” que está sendo desenvolvido pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) Mislene da Silva Gomes Oliveira. O objetivo da pesquisa se constitui em: I) Compreender como os alunos com deficiência visual aprendem os conceitos químicos por meio de experimentos considerando sua especificidade; II) Identificar como a tecnologia assistiva pode contribuir para a interpretação de fenômenos previstos nos experimentos realizados nas aulas de Química que normalmente requerem a visão como meio de coleta de dados; III) Entender como os demais sentidos (tato, olfato, paladar e audição), possibilitam a coleta de dados nos experimentos objetivando a aprendizagem dos conteúdos previstos.
Logo após, contamos com a apresentação da proposta de Doutorado “Estudos sobre a formação de professores/as de química numa disciplina experimental com abordagem cultural” que está sendo desenvolvida pelo aluno do Programa de Pós-Graduação em Química Juvan Pereira da Silva. O objetivo da pesquisa se constitui em investigar a apropriação conceitual numa disciplina experimental com abordagem cultural, como possibilidade da implementação da Lei 10.639/03 no ensino de ciências/química em nível superior.
O terceiro encontro será realizado no dia 15 de junho de 2018 as 13 horas e 30 minutos no auditório do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências localizado na Universidade Federal de Goiás – Campus II Samambaia.
Desejando ótimos trabalhos, contamos com a colaboração e presença de todos/as!