INVESTIGA

1ª OFICINA: Vivências Interculturais em Produção de Ciências com as cientistas: Viviane Gomes Bonifácio e Talita Ferreira de Rezende Costa

O Investiga Menina! nasceu na cidade de Goiânia, de uma parceria entre o Movimento Negro, o Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão  (LPEQI) e do Coletivo Negr@ Ciata do Instituto de Química.

Nosso projeto tem como objetivo promover ações coletivas trazendo cientistas negras renomadas para trocar experiências com alunas e alunos da comunidade escolar, além de mostrar que mulheres negras também fazem ciência e contribuem vastamente com o conhecimento científico e o desenvolvimento de tecnologias. Mostramos aos estudantes de escolas públicas, principalmente às meninas negras, que elas podem seguir a carreira científica e obterem sucesso como cientistas. Essa inspiração vem das histórias de vidas e trajetória profissionais de nossas cientistas negras, que mostram, nas vivências promovidas em escolas, que a ciência também é para meninas negras.

As ações promovidas pelo Investiga Menina! visam, também, melhorar a visão crítica de estudantes e contribuir para a formação de professoras e professores. Nosso projeto se interessa por estudos de planejamento, design e desenvolvimento de intervenções pedagógicas (IPs) no ensino de ciências e suas tecnologias, que aproximem estudantes da escola básica das práticas científicas. O foco é visibilizar as práticas, as pesquisas, a história de vida e a contribuição do povo negro e da diáspora na construção do conhecimento científico e no desenvolvimento de aparatos tecnológicos. O Investiga Menina! contribui, assim, para a implementação da Lei 10.639/03, que versa sobre a necessidade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

Fonte: https://www.facebook.com/investigamenina/