ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CONTEXTO DA SURDEZ: UMA LEITURA SEGUNDO A PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA

Os processos de elaboração de conceitos ocorrem se o sujeito estiver inserido no meio social e em contato com outros. Os surdos entendem o mundo pela Língua de Sinais que é visuo-espacial, dessa forma a apreensão de conceitos científicos ocorrerá se a mediação simbólica propiciar esse entendimento. Partindo do exposto anteriormente, a presente pesquisa-ação teve como objetivo avaliar o processo de apreensão dos conceitos científicos, em meio à utilização de recursos imagéticos durante a realização de aulas com um aluno surdo nas dependências do Laboratório de Ciências de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Estado de Goiás. Nossos resultados permitem inferir que o aluno surdo é favorecido quando se utiliza os recursos imagéticos apropriados, e quando a língua de sinais se constitui como mediadora das operações intelectuais por parte do surdo.

Fonte: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID535/v13_n5_a2018.pdf