EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: SOBRE A LEI 10.639/2003 NO ENSINO SUPERIOR

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: SOBRE A LEI 10.639/2003 NO ENSINO SUPERIOR

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: SOBRE A LEI 10.639/2003 NO ENSINO SUPERIOR

Neste artigo, a partir das experiências do Coletivo Ciata, procuramos elucidar aspectos teóricos-metodológicos que podem estabelecer o ensino de Química para Educação para as Relações Étnico-raciais e a implementação da lei 10.639/2003. Essa investigação foi construída a partir da técnica de pesquisa-ação. Foi feito o registro fílmico das intervenções seguida de transcrição e análise conforme referencial teórico da análise da conversação. Nossos resultados mostram que o racismo está presente na sala de aula, portanto, também na aula de Química. O professor lida com a escola real e deve ser capacitado para nela atuar. É possível promover mudanças curriculares em prol das populações negras arquitetando um currículo que contemple a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira. Nossos resultados mostraram ser possível discutir em uma aula de Química temas referentes às propostas da referida lei, assim como, abordar conceitos de química correlatos. Para isso, foram mobilizados conhecimentos que não estavam presentes na grade curricular da licenciatura em Química e, por isso, demandou formação em serviço por intermédio do grupo de estudos instituído pelo Coletivo Ciata.

Baixe em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v42n6/0100-4042-qn-42-06-0691.pdf

Referência: CAMARGO, M. J. R. ; BENITE, ANNA M. CANAVARRO . Educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de Química: sobre a lei 10.639/2003 no ensino superior. Química Nova, v. 42, p. 691-701, 2019.

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: SOBRE A LEI 10.639/2003 NO ENSINO SUPERIOR

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/qn/v42n6/0100-4042-qn-42-06-0691.pdf

Categorias: Artigos Científicos