Leite em “mama” África e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Química
Leite em “mama” África e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Química
Nessa pesquisa apresentamos resultados de uma Intervenção Pedagógica (IP) na qual foi discutido o papel da Química na descoberta de produção leiteira ocorrida no norte da África no século V antes da era cristã, além da ressignificação dessa prática em outras regiões de África e na diáspora africana no Brasil. A IP visa o cumprimento da Resolução CNE/CP 01/2004 e o Parecer CNE/CP 03/2004 no ensino de Química. Os motivos que levam os/as produtores/as a fraudarem o leite foram discutidos. Ensaios qualitativos que permitem a detecção de substâncias estranhas ao leite, como o amido, ácido bórico, ânion salicilato e chumbo (II), foram realizados. Por fim, foi avaliado se existe ou não autoria nos textos produzidos pelos alunos/as após aula prática nas confecções de relatórios e preparação/apresentação de seminários.
Baixe em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_1/03-QS-25-19.pdf
Referência: SILVA, Juvan P; FAUSTINO, Gustavo A. A; ALVINO, Antônio C. B; BENITE, Claudio R. M; BENITE, Anna M. C. Leite em “mama” África e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 42, n.01, p. 04-12, 2020.
Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_1/03-QS-25-19.pdf