Química Experimental e a Lei 10.639/2003: a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de Química

Química Experimental e a Lei 10.639/2003: a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de Química

Química Experimental e a Lei 10.639/2003: a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de Química

 

Antonio Cesar Batista Alvino
Marilene Barcelos Moreira
Geisa Louise Mariz Lima
Aliny Gomes Silva
Arcanjo Rodrigues de Moura
Anna M. Canavarro Benite

 

O presente artigo é fruto do planejamento e desenvolvimento de uma disciplina criada para discutir as transformações da matéria e implementar a Lei n. 10.639/2003. O objetivo do trabalho foi conceber, planejar e desenvolver uma estratégia de ensino de química que contemple a heterogeneidade do saber em acordo com a perspectiva da Lei 10.639/2003. O estudo baseia-se em ensinar química a partir das contribuições epistêmicas afro-brasileiras e africanas. Esta é uma pesquisa participante da qual fizeram parte trinta estudantes do Ensino Médio. Os resultados empíricos dizem respeito a síntese do sabão, à química dos sabões e detergentes, aos conceitos de forças intermoleculares e tensão superficial no contexto da religiosidade afro-brasileira. Nossos resultados apontam que os estudantes compreenderam o conhecimento científico em questão: a química.

ALVINO, A. C. B.; MOREIRA, M. B.; LIMA, G. L. M.; SILVA, A. G.; MOURA, A. R.; BENITE, A. M. C. Química Experimental e a Lei 10.639/2003: a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 42, n.02, p. 136-146, 2020.

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_2/06-RSA-14-19.pdf

 

Química Experimental e a Lei 10.639/2003: a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de Química

Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_2/06-RSA-14-19.pdf