A comida como prática social: sobre africanidades no ensino de Química

A comida como prática social: sobre africanidades no ensino de Química

A comida como prática social: sobre africanidades no ensino de Química

Vander Luiz Lopes dos Santos e e Anna M. Canavarro Benite

Neste trabalho trazemos para discussão os elementos de transformação cientifica e social presentes na culinária brasileira. Desenvolvemos uma disciplina eletiva de cunho experimental intitulada “Química na cozinha: alimentação como forma de manutenção da cultura afro-brasileira”. Nessa disciplina, desenvolvemos intervenções pedagógicas (IP’s) focalizadas em construir a feijoada, um prato imagético da sociedade brasileira. A coleta de dados foi realizada por gravação em áudio-vídeo, a transcrição e análise dos dados feitas pela análise da conversação. Os resultados nos apontam que precisamos (re)pensar a relação entre o conhecimento químico e a sociedade brasileira em sua diversidade étnico-racial.

SANTOS, Vander Luiz Lopes dos.; BENITE, Anna M. Canavarro. A comida como prática social: sobre africanidades no ensino de química. Química Nova na Escola, v.43, n.03, p.281-294, 2020.

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_3/10-AF-34-19.pdf

 

A comida como prática social: sobre africanidades no ensino de Química