Quente e frio: sobre a educação escolar quilombola e o ensino de química

Marciano Alves dos Santos, Marysson Jonas Rodrigues Camargo e Anna M. Canavarro Benite

Este trabalho objetivou discutir caminhos e possibilidades para o Ensino de Química voltado para a Educação Escolar Quilombola, apresentando o planejamento e desenvolvimento de uma intervenção pedagógica pensada para estabelecer um elo entre saberes tradicionais e o conhecimento científico escolar na disciplina de Ciências/Química. Este trabalho foi desenvolvido em escolas públicas das comunidades quilombolas Morro de São João no estado do Tocantins e Vão de Almas no território Kalunga em Goiás e possui características de uma pesquisa participante. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com griôs das comunidades quilombolas e a partir destas elaboradas as intervenções pedagógicas para o ensino de Química. Nossos resultados mostram que é possível estabelecer essa relação entre o ensino de Química e os saberes tradicionais de forma que os alunos se apropriem do primeiro e que possam valorizar estes últimos.

SANTOS, Marciano Alves dos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Quente e frio: sobre a educação escolar quilombola e o ensino de química. Química Nova na Escola, v.43, n.03, p.269-280, 2020

Quente e frio: sobre a educação escolar quilombola e o ensino de química