Seminário de grupo do LPEQI/NUPEC/IQ/UFG

Seminário de grupo do LPEQI/NUPEC/IQ/UFG 13 de Novembro de 2020

O Laboratório de Pesquisa em Educação em Química e Inclusão – LPEQI/NUPEC/IQ/UFG tem a honra de convidar a todas e a todos para o “Seminário de grupo do LPEQI/NUPEC/IQ/UFG” no dia 13 de Novembro de 2020 que será composto por 02 apresentações das atividades que estão sendo realizadas pelo grupo.

Contamos com a apresentação da proposta de Doutorado “A participação guiada de alunos com deficiência visual e o uso de tecnologia assistiva no ensino de química: uma nova perspectiva de ciência experimental” que está sendo desenvolvida pela aluna do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) Fernanda Araujo França. A inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino de química perpassa por diversos aspectos desde a formação docente, estrutura física, estratégias didáticas metodológicas e, sobretudo, a forma com que esses conhecimentos foram construídos e estruturados. A química, por ser uma ciência teórica e experimental explora a visão tanto para a coleta de dados experimentais quanto para o acesso a linguagem representacional. Dessa forma, buscamos suporte teórico em Vygotsky, Wertsch e Rogoff para questionar sobre qual o perfil de ciência necessário para incluir a todos nas atividades convencionais inerentes a construção do saber científico refletindo teoricamente a construção da ciência e propondo uma nova forma de se fazer ciência de forma inclusiva vislumbrando a experimentação como espaço de ensino de conceitos para DV por meio da ação mediada e do uso de tecnologias assistivas.

Logo após, contamos com a apresentação da proposta de Doutorado intitulada “Formação docente em Química e a Lei 10693/03: possibilidades de implementação no ensino médio”, que está sendo desenvolvida pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) Eliete Lucia Silva. Objetivo geral dessa investigação é formar professores/as de química a partir do enfrentamento do epistemícidio a que são submetidos às contribuições científicas de África e da diáspora. Para esse desdobramento pretende-se: i) apresentar aos/as professores/as em formação inicial intervenções pedagógicas contextualizadas com a temática história e cultura de África e dos afrodescendentes; ii) ensibilizar os professores/as em formação inicial sobre a implementação da Lei 10693/03 no ensino médio para uma educação antirracista; iii) possibilitar embasamento teórico e metodológico, considerando a riqueza da diversidade cultural brasileira, integrando valores étnico-raciais à formação inicial de professores/as e; iv) validar o material pedagógico elaborado para professores/as em formação inicial.

 

O encontro será realizado no dia 13 de Novembro de 2020 às 13 horas e 30 minutos, por meio da plataforma Meet.

Desejando ótimos trabalhos, contamos com a colaboração e presença de todas e todos.

 

Seminário de grupo do LPEQI/NUPEC/IQ/UFG