5 pontos sobre diversidade na produção científica

5 pontos sobre diversidade na produção científica

Ciência ensinada nas escolas e universidades brasileiras é pouco diversa. Inclusão de outros grupos sociais na produção de conhecimento pode trazer inovação

Ciência ensinada nas escolas e universidades brasileiras é pouco diversa. Inclusão de outros grupos sociais na produção de conhecimento pode trazer inovação

Existem diferentes maneiras de se fazer leituras de realidade. O conhecimento científico é uma delas. Não há como apontar qual recorte de realidade teria maior importância, mas a ciência segue sendo uma perspectiva hegemônica.

A ciência moderna e recente, da maneira como nós a conhecemos, interdita produções de seus predecessores e estabelece uma estrutura calcada na centralidade da produção de conhecimento que o hierarquiza e imprime uma relação racista no próprio estabelecimento de seu corpus. Os corpus de conhecimentos produzem símbolos específicos, com significações diferentes para cada grupo social. Destaco a diversidade de significações construídas pelo conhecimento científico, pelo conhecimento tradicional e pelo conhecimento religioso.

A marca do conhecimento científico é ser um conhecimento simbólico por natureza, como todas as matrizes de pensamento, mas esta marca é socialmente negociável. Não por acaso, o conhecimento produzido e ensinado dentro das instituições escolares no nosso país é um conhecimento branco, eurocêntrico, hegemônico, produzido principalmente por homens. E, ainda, é um conhecimento entendido como universal e verdadeiro: “a” verdade absoluta.

Fonte: https://pp.nexojornal.com.br/perguntas-que-a-ciencia-ja-respondeu/2020/5-pontos-sobre-diversidade-na-produ%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica