Seminário de grupo do LPEQI/NUPEC/IQ/UFG 11 de Dezembro de 2020

O Laboratório de Pesquisa em Educação em Química e Inclusão – LPEQI/NUPEC/IQ/UFG tem a honra de convidar a todas e a todos para o “Seminário de grupo do LPEQI/NUPEC/IQ/UFG” no dia 11 de Dezembro de 2020 que será composto por 02 apresentações das atividades que estão sendo realizadas pelo grupo.

Contamos com a apresentação dos resultados parciais da tese de Doutorado: “A experimentação no ensino de Química na inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD)”, desenvolvida pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, a química Lorrana Nara Naves Nóbrega. O corpus da pesquisa aborda primeiramente, acerca da formação docente continuada no campo da educação especial aos alunos com AH/SD; e depois, sobre o papel da experimentação no ensino de Química na sondagem (pré-identificação) e atendimento de estudantes com indícios de AH/SD. Esta apresentação, porém, restringirá aos resultados obtidos na primeira parte da investigação, com foco na constituição dos saberes docentes (Tardif, Gauthier, Pimenta, Zeichner) relacionados às práticas de atendimento escolar aos estudantes superdotados. Para o seu desenvolvimento, foi realizada a coleta de entrevistas semiestruturas com uma professora formadora do NAAH/S-GO, que após submetidas à Análise de Conteúdo (Bardin, 2002), buscaram desvelar os saberes docentes que constituem a prática dos formadores sobre o atendimento educacional especializado ofertado nas escolas públicas do estado de Goiás.

Logo após, contamos com a apresentação da proposta de Doutorado “Contextualização do Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana em um espaço de educação não formal: Bloco Afro Akomabu” que será desenvolvida pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Química Luciana Barbosa Corrêa. O objetivo da pesquisa se constitui em propor em um ambiente educativo não-formal (Bloco Afro) propostas temáticas do ensino de Química e Ciências de matriz Africana baseadas na Lei 10.639/03. Para isso, a referida pesquisa busca propiciar entendimento sobre a importância da articulação entre cultura, identidade negra e ensino de Ciências de matriz Africana contextualizada ao ensino de Química com o desenvolvimento de atividades relacionadas a descolonização de currículos, como estratégia para romper as barreiras da sala de aula, permitindo interações dos indivíduos expostos à elementos de sua ancestralidade como tática para apropriação do conhecimento científico de maneira construtivista, não isolada e desconectada visando reverter concepções distorcidas e silenciadas sobre as contribuições dos povos Africanos e da sua diáspora nos seus processos de escolarização

O encontro será realizado no dia 11 de Dezembro de 2020 às 13 horas e 30 minutos, por meio da plataforma Meet.

Desejando ótimos trabalhos, contamos com a colaboração e presença de todas e todos.

Seminário de grupo do LPEQI/NUPEC/IQ/UFG 11 de Dezembro de 2020