As TIC na formação docente de matemática: possíveis conexões entre teoria e prática com o uso de objetos virtuais de aprendizagem

Liliane Oliveira Souza
Cláudio Roberto Machado Benite

Diante o crescimento exponencial da tecnologia nas atividades cotidianas, cabe aos professores vislumbrarem a possibilidade de envolvê-las em suas aulas. No entanto, os professores precisam ter compreensão e consciência das potencialidades como também dos limites das tecnologias no ensino, sendo que estes elementos devem ser adquiridos e aprendidos inicialmente no processo de formação inicial. Com etapas da pesquisa participante, esta investigação traz o estudo de uma proposta de formação de professores referente ao uso das TIC no ensino de matemática, tendo como recurso produzido objetos virtuais de aprendizagem (OVA) para serem aplicados em turmas da educação básica. Participaram da pesquisa alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual de Goiás/Campus Cora Coralina, cujas necessidades formativas, referente aos conhecimentos necessários para o uso das TIC em sala de aula, foram identificadas. A proposta de formação pautada no uso das TIC nas aulas de Matemática foi desenvolvida na disciplina de Mídias Digitais em Educação Matemática (anual e presencial) em parceria com a disciplina de Estágio Supervisionado I. Os OVA foram desenvolvidos abordando as temáticas: construção civil - para a discussão de conceitos de geometria plana; planejamento de uma festa - utilizando conceitos e aplicações de funções do 1º e 2º grau; e matemática financeira - utilizado para analisar a compra de um imóvel. Nossos resultados apontam que um dos pressupostos para o uso das TIC no ensino é a participação ativa do professor na elaboração de seu próprio material a partir da reflexão teórica conjunta de seu contexto de atuação, levando-o, ao entendimento da necessidade de aproximação dos conteúdos a serem ensinados do cotidiano dos alunos.

SOUZA, Liliane Oliveira.; BENITE, Claudio Roberto Machado. As TIC na formação docente de matemática: possíveis conexões entre teoria e prática com o uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem. TEMPORIS [AÇÃO], v. 20, p. 1-22, 2020.

Source: https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/8033