Seminário de grupo do LPEQI/NUPEC/IQ/UFG 08 de Janeiro de 2021

O Laboratório de Pesquisa em Educação em Química e Inclusão – LPEQI/NUPEC/IQ/UFG tem a honra de convidar a todas e a todos para o “Seminário de grupo do LPEQI/NUPEC/IQ/UFG” no dia 08 de Janeiro de 2021 que será composto por 02 apresentações das atividades que estão sendo realizadas pelo grupo.

Contamos com a apresentação dos resultados parciais da dissertação de mestrado “Estudos acerca das contribuições da Cultura Maker para o ensino de Ciências”, desenvolvido pelo discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG) Brunno André Ruela. Para o seminário, apresentaremos como o Movimento Maker vem sendo inserido na produção cientifica nacional de Educação em Ciências, tendo como objeto de estudo as teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Assim, esta investigação utilizou elementos da pesquisa do tipo Estado da Arte e para a categorização dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, sendo as categorias encontradas definidas a posteriori.

Logo após, contamos com a apresentação da proposta de pesquisa do mestrado "Uma abordagem Maker para a Educação das Relações Étnico Raciais no ensino de ciências" que será desenvolvida pela aluno Fabiano Nunes Silva de Vargas Garcia. Identificando o ensino de ciências da natureza enquanto lugar de reprodução do racismo, difundido equivocadamente como expressão do suprassumo do esforço individual de homens, brancos, localizados no iluminado continente europeu, está posto o desafio do ensino deseurocentralizado. Em contraposição a séculos da construção ideológica supremacista branca ocidental acerca das ciências da natureza, este trabalho tem por objetivo produzir uma estufa maker, a partir do estudo da pilha de Bagdá e lâmpada de Dendera e investigar o aprendizado de conceitos da química, dentro da perspectiva da Educação das Relações Étnico Raciais, referenciada pelo paradigma da Afrocentricidade para a deseurocentralização do currículo escolar.

O encontro será realizado no dia 08 de Janeiro de 2021 às 13 horas e 30 minutos, por meio da plataforma Meet.

Desejando ótimos trabalhos, contamos com a colaboração e presença de todas e todos.