Defesa de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFG) de Fernando Rocha da Costa

Data do Evento: 04 de Junho de 2021 - 14 horas

ESTUDOS SOBRE A COMUNICAÇÃO POPULAR CRÍTICA E AS RELAÇÕES RACIAIS EM AULAS DE QUÍMICA

As dinâmicas entre os meios de comunicação propagam o racismo a partir da exclusão, invisibilização e silenciamento de negros e negras. Além disso, endossam as identidades e relações étnico-raciais constituídas historicamente por discursos, linguagens, subjetividades de uma sociedade que foi a última a abolir a escravatura nas Américas. Neste sentido, emerge a cibercultura na relação entre sociedade, cultura e as novas tecnologias de informação e comunicação. Por sua vez, a aula de química não é a mesma, pois os meios de comunicação, as tecnologias digitais e as relações sociais são afetadas pelas transformações na sociedade frente ao ciberespaço, assim como a virtualidade dos fenômenos sociais e cotidianos, às vistas das relações raciais e culturais da sociedade em tempo on-line. Com elementos de uma pesquisa participante, apresentamos aqui estudos de planejamento, design e desenvolvimento de intervenções pedagógicas (IPs) para implementar as orientações das “Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana” na aula de química, utilizando como estratégia a comunicação popular crítica, pressuposto da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC), em que buscamos responder a seguinte questão: é possível alocar a experiência da ESPOCC para a aula de química?. Para tanto, as IPs contaram com 5 estudantes de iniciação científica júnior, jovens negros/as, de baixa renda, oriundos/as de escola pública periférica localizada na Grande Goiânia, vinculados ao projeto Afrocientista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), em parceria com o Coletivo Ciata. A ESPOCC é uma experiência contrahegemônica que busca romper com a lógica de mercado, lucro e de extrema carência. Nossos resultados revelam que os/as estudantes identificam como a mídia é racista quando aborda a identidade negra e, também que, a estratégia da comunicação popular crítica favoreceu a discussão sobre mídia, consumo e oportuniza a discussão sobre conceitos químicos/científicos a partir do estreitamento entre as relações ciência e sociedade.

Banca Examinadora
Profª. Drª. Anna M. Canavarro Benite - orientadora (UFG)
Profª. Drª. Agustina Rosa Echeverría (UFG)
Profª. Dr. Jailson de Souza e Silva (UFF)

Data do Evento: 04 de Junho de 2021 - 14 horas

O acesso à banca defesa se dará por meio do link pelo meet.

Obs.: Ouvintes deverão entrar e permanecer com o microfone e câmera desligados.