Defesa de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFG) de Thaís de Souza Lima

Alisamento Capilar: de experimentos da Ciência Moderna ao design de Objeto Virtual de Aprendizagem para a contextualização no Ensino de Química

Pautada em técnicas avançadas da Ciência Moderna (MEV, RMN e Identificação e Quantificação de Formaldeído Livre) para análise de fios de cabelo e quantificação de formaldeído em cosméticos, essa investigação tem como objetivo apontar elementos pedagógicos que norteiem o professor para proporcionar um ensino de Química com foco na formação crítica e reflexiva de alunos do ensino médio e superior acerca do uso indiscriminado da prática de alisamento capilar, utilizando como ferramenta da ação mediada o Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) intitulado ‘‘Alisamento Capilar: sob o olhar microscópico’’. Considerando que a pesquisadora ocupa, também, a posição de professora e cabeleireira, buscamos na pesquisa participante elementos para analisar sua própria realidade, objetivando o ensino de conceitos escolares a partir da temática ‘‘Alisamento Capilar’’. São etapas desta investigação: identificação do problema; elaboração de um projeto de ensino e formação cidadã; análises técnicas das amostras de produtos destinados ao alisamento capilar; elaboração do OVA a partir dos dados obtidos pelas técnicas citadas; reflexão teórica da aplicação do OVA em turmas de ensino médio de escolas públicas de Goiânia. Esperamos com a realização desse projeto promover aos sujeitos da ação conhecimentos que lhes permitam refletir criticamente sobre a relação do consumo de produtos e práticas de embelezamento com a saúde e o bem-estar social.

Banca Examinadora
Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite - orientador (UFG)
Profª. Drª. Agustina Rosa Echeverría (UFG)
Prof. Dr. Juvenal Carolino da Silva Filho (UFG)