O agir comunicativo e a educação inclusiva: uma possibilidade de análise da formação docente em ambiente virtual
Artigo escrito por pesquisadoras/es do LPEQI é publicado pela Revista Investigações em Ensino de Ciências
Claudio Roberto Machado Benite, Marysson Jonas Rodrigues Camargo e Anna Maria Canavarro Benite são autores do artigo publicado da Revista de Investigações em Ensino de Ciências.
Segundo autores:
Neste estudo objetivamos analisar os aspectos intersubjetivos das interações linguísticas em ambiente virtual, tendo como suporte a teoria do agir comunicativo em contexto de formação docente em rede com foco na inclusão escolar. Os dados foram coletados a partir do design e desenvolvimento de parte de uma pesquisa-ação realizada em um curso de formação de professores de química para a diversidade, por meio do Moodle, em Goiânia-GO pela Rede Goiana de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva (RPEI). Nossos resultados nos permitiram categorizar os atos de falas registrados em fóruns online como atos regulativos, constatativos e expressivos que são categorias de análise da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. A investigação nos permitiu repensar a formação dos professores de química em termos de razão comunicativa contemplando o diálogo assimétrico como base para a formação da identidade dos futuros professores para atuarem na diversidade da sala de aula, contrapondo-nos as influências da razão técnica caracterizada pela transmissão de informações desprovidas de conhecimentos vivenciais.
Confira o artigo na íntegra: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2577>
Referência: BENITE, Cláudio Roberto Machado; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; BENITE, Anna Maria Canavarro. O AGIR COMUNICATIVO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE EM AMBIENTE VIRTUAL. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 3, p. 237-258, 2021.
Source: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2577
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