CiclodaCanadeAcucar

A Lei 10.639/2003 e o Ciclo da Cana-de-Açúcar: uma intervenção pedagógica no ensino de Química

O presente artigo analisou argumentações produzidas por estudantes do ensino médio acerca do tema
“o ciclo da cana-de-açúcar no Brasil”, em que foram discutidos os conteúdos químicos e a historiografia
do negro no Brasil. O objetivo desse estudo foi refletir sobre o processo de inserção da Lei 10.639/2003
na educação química. A investigação apresentou elementos de uma pesquisa participante e
afrocentrada, em que participaram da investigação 29 estudantes. Compõem os resultados o
planejamento e aplicação de uma Intervenção Pedagógica e extratos das 4h55mim de aula gravada
em áudio e vídeo, que foram transcritas e analisadas conforme a análise da conversação. Os
referenciais teóricos afrocentristas que embasaram esse estudo, buscam valorizar a historicidade e
valores culturais e tecnológicos africanos e afro-brasileiros. Os resultados evidenciam possibilidades
para trabalhar conteúdos químicos a partir da historicidade e do contexto cultural e epistêmico afrobrasileiro e africano.

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