steam capa

Incentivando meninas negras às carreiras STEAM: a experiência de pesquisa do Investiga Menina!

Artigo produzido por pesquisadoras do LPEQI é publicado na Coleção Temáticas em Ensino de Ciências: Ensino, diversidade cultural e decolonização.

Anna Maria Canavarro Benite, Regina Nobre Vargas e Morgana Abranches Bastos são as autoras deste artigo.

Segundo as autoras:

O “Investiga menina!” almeja incentivar o ingresso de estudantes da escola básica pública nas universidades, sobretudo de estudantes negras, e propiciar experiências e informações sobre a contribuição de mulheres negras envolvendo a criação de recursos científicos e tecnológicos, como por exemplo nosso canal no YouTube <https://www.youtube.com/channel/ UCBu7yZQiJAGOalLe57V_fLA>, na Página do Facebook <https://www.facebook.com/investigamenina/> , e a Página do Instagram <https://www.instagram.com/investigamenina/> . Com isso, buscamos aproximar as/os estudantes das trajetórias dessas cientistas que se dedicam a diversas áreas do conhecimento, estimulando as/os jovens a optarem por seguirem a carreira acadêmica, em especial dentro das áreas STEAM. Apresentamos às/aos estudantes uma visão de ciências e de cientista que diverge da visão hegemônica fomentada tanto pela influência dos meios de comunicação de massa, quanto pelos livros didáticos e pela atuação de professores e professoras em sala, na qual predomina uma ideia de ciência que é desenvolvida isoladamente por homens brancos dotados de genialidade em seus laboratórios, seguindo uma metodologia única que não os possibilita errar.

 

STEAM

Confira o artigo na íntegra: <https://6ba0bbb6-90c0-4ff2-8771-728c2c1356a1.filesusr.com/ugd/27ed5c_82255f05467f4383a86c0189ce160bcc.pdf>.

Referência: BENITE, Anna M. Canavarro.; VARGAS, Regina Nobre.; BASTOS, Morgana Abranches. Incentivando meninas negras às carreiras STEAM: A experiência de pesquisa do Investiga Menina!. In: ANJOS, Maylta Brandão dos.; SILVA, Edgar Miranda da (Orgs.). Ensino, diversidade cultural e decolonização. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021, v. 02, p. 42-55.

Source: https://6ba0bbb6-90c0-4ff2-8771-728c2c1356a1.filesusr.com/ugd/27ed5c_82255f05467f4383a86c0189ce160bcc.pdf>