O Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão apresenta:

Lidiane de Lemos Soares Pereira
Marysson Jonas Rodrigues Camargo
Anna Maria Canavarro Benite

Resumo: Neste artigo, apresentamos e discutimos
sobre o design e desenvolvimento de uma intervenção pedagógica (IP) em uma turma composta, exclusivamente, por estudantes surdos, cuja relação mediada com a professora contou com a colaboração de Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILS), na qual objetivamos a apropriação conceitual no que diz respeito às transformações químicas da matéria. A pesquisa seguiu etapas de uma pesquisa participante, além de os dados terem sido coletados via registro fílmico, traduzidos, transcritos e analisados conforme referencial de análise dialógica do discurso. Nossos resultados apontam que o processo de intermediação (pela presença do TILS), forma uma relação entre o professor e estudante, criada para que a enunciação do professor chegue ao destinatário, o estudante. Nesse sentido, sinalizamos a importância do estreitamento da relação entre professore TILS, para que o objetivo maior que se constitui na educação dos surdos possa ser cumprido com êxito, além de ressaltarmos a importância de garantir voz aos surdos como coconstrutores de um ensino de química que permita o real exercício da cidadania.

Referências: PEREIRA, L. L.; CAMARGO, M.; BENITE, A. M. Investigando a apropriação conceitual no contexto da surdez: as transformações químicas em discussão. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-24, 29 dez. 2021.

Fonte: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3194