premio 20200

ESTUDOS SOBRE ALIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: MEMÓRIAS AFRODIASPÓRICAS

Trabalhos do LPEQI/Coletivo Ciata são premiados no 7° Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência: Edição 2020.

ESTUDOS SOBRE ALIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: MEMÓRIAS AFRODIASPÓRICAS

Gustavo Siqueira Duarte
Marilene Barcelos Moreira
Gustavo Augusto Assis Faustino
Juvan Pereira da Silva
Anna M. Canavarro Benite

Os resultados obtidos mostram que apesar da visão eurocêntrica que é ensinada nas Ciências Naturais, tal como na Química, existem outras abordagens que possibilitam a discussão do conhecimento científico. Fazer uma aplicação que contemple a diversidade racial e cultural é um papel fundamental para integrar e inserir grupos que ainda são marginalizados pela sociedade dentro das ciências. Assim, apresentar os fatos históricos da formação cultural do Brasil para ensinar química, é possibilitar que o sujeito conheça sua própria história e fazer com que ele/a se sinta pertencente em áreas de ensino que ainda são consideradas excludentes.

Referências: DUARTE, G. S. ; MOREIRA, M. B. ; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis ; SILVA, J. P. ; BENITE, A. M. C. . Estudos sobre alimentação no ensino de química: memórias afrodiaspóricas. In: Márcia Cristina Hizim Pelá, Marijara de Lima, Rosália Santos Amorim Jesuino. (Org.). 7º prêmio SBPC/GO de popularização da ciência: edição 2020. 01ed.Goiânia: Centro Editorial e Gráfico da UFG (CEGRAF/UFG), 2021, v. 01, p. 140-147.

Link do artigo: <https://www.sbpcgoias.org/_files/ugd/635d23_0f8e8bc3085045dab9a3a07a69952ec1.pdf>.

Fonte: https://www.sbpcgoias.org/_files/ugd/635d23_0f8e8bc3085045dab9a3a07a69952ec1.pd