Educação antirracista no ensino de química: sobre representatividade e osmose

Educação antirracista no ensino de química: sobre representatividade e osmose

Artigo do Coletivo Ciata é publicado na Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias.

O Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão apresenta:

Educação antirracista no ensino de química: sobre representatividade e osmose

Antônio César Batista Alvino
Marilene Barcelos Moreira
Marysson Jonas Rodrigues Camargo
Anna Maria Canavarro Benite

Resumo: A pesquisa que ora relata-se, teve como objetivo analisar e discutir a operacionalização da Lei 10.639/2003 no ensino de Química. Para isso foi elaborada uma Intervenção Pedagógica (IP) em que se propôs a inter-relação de uma abordagem conceitual da Química com uma abordagem histórica e cultural que tange à citada Lei em uma disciplina intitulada de Química Experimental com alunos do ensino médio. A investigação teve elementos de uma pesquisa participante constituída por 4 etapas e os resultados foram analisados e categorizados. Os resultados permitiram apontar categorias que foram identificadas no desenvolvimento da IP, como raça e racismo, representatividade em Ciências, mídia e representatividade, além de alguns aspectos do conceito de osmose. Idenficou-se ainda alguns problemas no desenvolvimento da IP na integração de conhecimentos.

Referências: ALVINO, Antônio César Batista.; MOREIRA, Marilene Barcelos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Educação antirracista no ensino de química: sobre representatividade e osmose. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 03, p. 598-618, 2022.

 

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Fonte: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen21/REEC_21_3_9_ex1969_756.pdf