interface entre o ensino de química e a educação especial: pressupostos teóricos para o atendimento especializado dos estudantes com altas habilidades ou superdotação

Interface entre o ensino de química e a educação especial: pressupostos teóricos para o atendimento especializado dos estudantes com altas habilidades ou superdotação

O Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão apresenta:

Interface entre o ensino de química e a educação  especial: pressupostos teóricos para o atendimento especializado dos estudantes com altas habilidades ou  superdotação

O Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão apresenta:

Interface entre o ensino de química e a educação  especial: pressupostos teóricos para o atendimento especializado dos estudantes com altas habilidades ou  superdotação

Lorrana Nara Naves Nóbrega
Nara Alinne Nobre-Silva
Claudio Roberto Machado Benite

Resumo: Considerando a necessidade de uma formação multidimensional do professor de Química para se atuar no atendimento especializado de estudantes com altas habilidades ou superdotação, objetivamos nesta investigação discutir pressupostos teóricos para que professores possam promover estratégias de ensino potencializadoras da aprendizagem deste público da Educação Especial. A investigação é ancorada na perspectiva da Pesquisa Participante, realizada numa colaboração entre Universidade e o Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação de Goiás. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma professora formadora do NAAH/S – GO, que depois de transcritas, foram analisadas empregando-se a Análise de Conteúdo. Nossos resultados foram estruturados a partir de três eixos: O primeiro, sobre como os professores poderiam iniciar o atendimento especializado avaliando diagnosticamente os interesses, aptidões, habilidades criativas e cognitivas do educando com altas habilidades ou superdotação no ensino de Química. Depois, compreendendo quais as necessidades educacionais especiais deste estudante no ensino de Química, e por fim, discutindo a contribuição das atividades experimentais investigativas na ação mediada junto a este público. Nossos resultados apontaram que, considerando as necessidades educacionais especiais do educando com altas habilidades ou superdotação, a experimentação investigativa mostrou-se como uma estratégia de ensino favorável ao atendimento especializado numa perspectiva da educação inclusiva.

Referências: NÓBREGA, Lorrana Nara Naves; NOBRE-SILVA, Nara Alinne; BENITE, Claudio Roberto Machado. Interface entre o ensino de química e a educação especial: pressupostos teóricos para o atendimento especializado dos estudantes com altas habilidades ou superdotação. ACTIO: Docência em Ciências, v. 7, n. 3, p. 1-23, 2022.

Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15412>.

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