Investiga Menina! obtém recurso para projetos antirrascistas
Investiga Menina! obtém recurso para projetos antirrascistas
Iniciativa visa fomentar a pesquisa e a extensão em políticas públicas de igualdade racial
Projeto criado em 2009 está ligado ao Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão
O projeto de pesquisa e extensão Investiga Menina! foi contemplado com o edital 3/2024 do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Universidade de Brasília (UnB) o qual se concentra no segundo eixo do projeto, que visa fomentar a pesquisa e a extensão em políticas públicas de igualdade racial elaborados por Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neabs), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) e grupos correlatos para o Projeto Redes Antirracistas.
Foram selecionados dez projetos, que receberão apoio financeiro por meio de um Kit Bolsas de Pesquisa. Os temas de pesquisa incluem políticas educacionais para relações étnico-raciais, políticas específicas para comunidades quilombolas, proteção ambiental em comunidades vulneráveis, e políticas de saúde para a população negra. Para saber mais sobre as bolsas disponibilizadas, clique aqui.
"Investiga Menina!" faz parte do Coletivo Negro Tia Ciata que está ligado ao Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão (Lpeqi), fundado pela professora do Instituto de Química Anna Benite em 2009. O nome do coletivo vem de Hilária Batista de Almeida ou Tia Ciata, uma mãe de santo e sambista brasileira, considerada como pioneira do samba carioca. O grupo é integrado por professores, cientistas e alunos da pós-graduação do campo das ciências exatas da UFG. A finalidade do programa é a inclusão de pessoas pretas nas ciências exatas.
Fuente: Fonte: Secom UFG