
Chapa Dandaras - ABPN - Biênio 2016/2018
Presidente: Anna M. Canavarro Benite
Secretária Executiva: Alessandra Pio Silva
Diretora de Relações Institucionais: Fernanda Souza de Bairros
Diretora de Relações Internacionais: Ana Beatriz Sousa Gomes
Direção das Áreas Acadêmicas: Raquel Amorim dos Santos
Visando dar continuidade a projetos em andamento e planejar novas ações a Chapa Dandaras – Biênio 2016/2018 – apresenta sua proposta de plano de ações:
1) Fortalecer o elo com as diferentes representações do Movimento Social: Entendemos que o cenário que a ABPN está vivendo agora é a consolidação e a continuidade de tantos outros momentos e conquistas anteriores desta associação científica. Porém, destacamos que é preciso investir no diálogo com os diferentes Fóruns, ONGs e Coletivos Negros que se ergueram neste país.
2) Investir na Regionalização desta Associação: Fortalecimento dos COPENES regionais visando construção de uma política voltada para as regiões apostando em inovação em pesquisa, principalmente no tocante as temáticas de africanidades e negritudes, assim como nas pesquisas que causem impactos diretos nas comunidades. Como estratégia, pensamos na inclusão de um espaço novo na realização tanto do COPENE quanto dos regionais: no qual desenvolveremos minicursos e/ou oficinas para a comunidade da educação básica do local por meio de parceria com a Secretaria de Educação e coletivos discentes. Com vistas a melhoria da articulação entre Pesquisadores/as Negros/as e a Escola básica, assim buscando combater a visão única e deformada de ciência que habita a escola: ciência branca, masculina, europeia e de laboratório.
3) Promover ações multidisciplinares e/ou interdisciplinares na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento: Incentivar a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas com vistas a realização de trabalhos e formação que considere as pluriepistemias e incentive o diálogo com os saberes tradicionais. Promover iniciativas que propiciem a criação e consolidação de áreas dentro da Associação: saúde, exatas, educação, linguística e comunicação, por exemplo. Planejar cooperações entre estas áreas visando ações inter/multidisciplinares. Salientamos que, a revista da ABPN tem papel importante nesse diálogo e nessa integração. Por sua vez, é importante considerar que a formação multidisciplinar é necessária para podermos contribuir na solução de problemas globais, de grande porte e complexos que se apresentam nos tempos presentes.
4) Endossar a discussão sobre ações afirmativas: Garantir a continuação do protagonismo da ABPN nos espaços de controle social tais como os Conselhos Nacionais.
5) Transparência financeira: Manteremos as ações de transparência financeira, como as que nortearam as gestões anteriores. Concomitantemente, divulgaremos quadrimestralmente, um boletim de prestação de contas. Assim como, ao final de cada ano, divulgaremos as planilhas com os balanços anuais.
6) Internacionalização da ABPN: Busca-se, nesta meta, uma relação mais próxima e consolidada com sociedades científicas internacionais fundamentalmente do eixo Sul-Sul. Em especial, para esta meta, construiremos programas de cooperação entre a ABPN e demais sociedades científicas, visando colaboração e ações conjuntas; Entendemos que a ABPN tem potencial para atuar na proposição de políticas, cenários e mecanismos que propiciem o fomento dessa perspectiva. Exemplos desta situação é a participação da ABPN na criação e consolidação da Associação de Investigadores Negros da América Latina e Caribe efetivada na gestão atual. Gostaríamos de reforçar que as propostas ora apresentadas são compromissos desta chapa, que serão constantemente avaliadas e acompanhadas por esta gestão, com a finalidade de garantir o cumprimento em sua totalidade. Para tanto, contamos com a participação dos associados à ABPN para galgar o crescimento pessoal, profissional e intelectual da comunidade por nós assistida.
Tem alguma sugestão ou alguma ideia para complementar nosso plano de ações? Envie-nos sua sugestão através do e-mail chapadandaras@gmail.com @chapadandaras http://chapadandarasabpn.blogspot.com
1. A votação será nos dias 07 e 08 de dezembro de 2016.
2. Apenas por meio eletrônico na página da ABPN http://www.abpn.org.br na área restrita do associado quite com a anuidade de 2016.
3. O resultado será disponibilizado na página da associação no dia 09 de dezembro. E a diretoria eleita será empossada pela Comissão Eleitoral designada sob a portaria nº. 001/2016, após a proclamação do resultado das eleições.
Source: https://www.facebook.com/chapadandaras/?fref=ts
Catégories: Eleição