ufg

TEMA CONTEXTUAL: TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E SABERES LOCAIS

O professor Drº Cláudio Benite do Instituto de Química, está ministrando a disciplina "Tema Contextual: Transformações Químicas e Saberes Locais" do curso de Licenciatura Intercultural da UFG - Núcleo Takinahaky.

O curso está sendo ministrado em conjunto com o Núcleo Takinahaky e o Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão. Este curso possui a seguinte ementa:

Mudanças de estado e transformações da matéria e suas relações contextuais e culturais; reações químicas: conceitos e aplicações e suas conseqüências em diferentes contextos. Caracterização dos saberes tradicionais de cada etnia com as aplicações não-indígenas, com uma visão transdisciplinar; busca de caminhos para a sustentabilidade.

A partir desta ementa, forma trabalhados os conceitos de reações químicas, destilação. Os alunos puderam fazer pesagem de substancias, observar as precisão e exatidão dos aparelhos de laboratorio.

A Licenciatura Intercultural do Núcleo Takinahaky de Formação Superior de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um curso específico destinado à formação de professores indígenas no ensino superior.

Após a elaboração do Projeto Político Pedagógico no ano 2005 por parte de professores universitários e professores indígenas, a Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) aprovou a criação do curso através da Resolução n° 11/2006 do CONSUNI de 28 de julho de 2006. As etapas presenciais do curso são ministradas no Campus de Goiânia da UFG e no campus de Palmas da UFT.

Desde 2008, o curso é financiado com recursos do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (PROLIND).

Atualmente o curso de Educação Intercultural Takinahaky, conta com os seguintes povos: Apinajé, Canela, Gavião, Guajajara, Javaé, Kamaiurá, Karajá, Karajá, Xambioá, Krahô, Krikati, Kuikuro, Tapirapé, Tapuio, Waura, Xacriabá, Xavante, Xerente.