Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão

OBSERVAÇÃO INCLUSIVA: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Inclusive Look: The Use Of The Assistive Technology In Experimentation In Chemistry Education

Autores: Claudio Roberto Machado Benite, Anna Maria Canavarro Benite, Fernanda Araujo França Bonomo, Gustavo Nobre Vargas, Ramon José de Souza Araújo, Daniell Rodrigues Alves

Experimentos geram informações que normalmente são coletados pelo sentido visual, como medidas de massa e volume. Essas atividades são consideradas problemáticas para os deficientes visuais por utilizarmos, geralmente, a visão como ferramenta de mensura. A Tecnologia Assistiva pode ser uma alternativa para neutralizar as barreiras originadas da deficiência, proporcionando mais independência para o desenvolvimento desses alunos, que participam ativamente na realização dos experimentos. Esta investigação versa sobre o uso de tecnologia assistiva para o preparo de misturas e discussão de seu conceito numa Instituição de Apoio ao Deficiente Visual. Ela contém elementos da pesquisa-ação, pois nasceu de uma necessidade da prática: ensinar química para deficientes visuais por meio de experimentos. Nossos resultados apontam que deficientes visuais participam dos experimentos e organizam seus conhecimentos como qualquer vidente, desde que sejam conduzidos em práticas investigativas considerando suas características.

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