SEMNAA

Colonização na África e às independências de hoje

Acontece entre os dias 30 de Maio e 4 de Junho, a edição 2017 da Semana da África. O evento, organizado por estudantes de países africanos, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), tem nesse ano o tema "Colonização na África e às independências de hoje".

Acompanhe abaixo a programação:

30/05 – Terça – 19h – Auditório da Faculdade de Letras - Abertura e palestra.
Convidada: Patrícia Alexandra Godinho Gomes – Pós-Afro/UFBA

31/05 – Quarta – 14h – Oca (Núcleo Takinahaky) – Roda de conversa com
estudantes africanos/as

01/06 – Quinta – 15h – NUPEC – Palestra e oficina de tranças
Palestrante: Eufrasia Nahako Songa – PPGAS/UFG e LaGENTE

01/06 – Quinta – 19h – NUPEC – Mesa Redonda
Palestrantes: Ernesto Macaringue – UEM e PPGEO-UFG
Óscar Morais Namuholopa – PPGS/UFG

02/06 – Sexta – 15h – FEFD – Oficina de dança

03/06 – Sábado – 22h – Festa Africana – local a confirmar

04/06 – Domingo – 17h – CEU III – encerramento do Campeonato de Esportes

A Semana da África é um evento organizado por estudantes africanos residentes no estado de Goiás junto com o Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG (LaGENTE IESA/UFG). O evento tem como principal objetivo desconstruir a noção, muitas vezes reforçada pela mídia, de que África é um país e apresentar o continente como um todo e não somente pelas suas precariedades e belezas naturais. Criada em 2009, pela iniciativa dos estudantes africanos, a Semana da África ocorre anualmente na Universidade Federal de Goiás em celebração ao Dia da África, 25 de Maio, e tem se consolidado como um espaço de esclarecimento sobre o continente.

A programação do evento é composta por mesas-redondas, roda de conversa, oficinas, campeonato de futebol e atividades culturais. Todo ano um tema é escolhido para ser abordado ao longo da semana e os palestrantes convidados são professores, estudantes ou pesquisadores que atuam nas áreas de conhecimento do assunto. O evento conta com oficinas de trança e dança onde os participantes aprendem técnicas de penteado  e diversos ritmos de dança da cultural africana. Em paralelo a semana realiza-se a copa africana, que é um campeonato mata-mata de futsal e tem se tornado bastante competitivo. A semana encerra com a realização da festa africana com muitas atrações, comidas e bebidas típicas de alguns países africanos.

O evento é totalmente gratuito, exceto a festa, e aberto para toda comunidade do estado de Goiás e arredores.

Fonte: http://semanadafrica2017.weebly.com/

Categorias: Semana da África