DANDA

2° Seminário de Mulheres de Matriz Africana e Afro Brasileira

Homenagem às mulheres de matriz afro brasileira. Foi idealizado por Iya Mariléia de Osumare (Àsé Dãn Fé èrò), o evento é realizado por iniciativa do Instituto Cultural Agô.

O Seminário para mulheres de cultura e religião de matriz afro brasileira tem como objetivo valorizar e empoderar as mulheres dentro do contexto religioso, cultural e social. Como forma de reconhecimento da realização de seus trabalhos sociais e espirituais voltados às comunidades onde no seminário que é um evento de dois dias totalmente gratuito e estendido a toda sociedade afro e civil, dando uma maior visibilidade e um olhar positivo à cultura e religiosidade afro.

O seminário aprecia a diversidade dentro da religiosidade homenageando às mulheres de candomblé, ifá, umbanda, quimbanda e jurema. Bem como mulheres da sociedade civil que realizam trabalhos em prol das dessas comunidades.

As homenagens contemplam a dedicação, apresso, luta e comprometimento dentro da cultura e religiosidade de matriz afro brasileira.

“Uma real troca e união do feminino.”

O evento tem duração de dois dias (26 a 27 de maio de 2017).

Acontecerá no auditório da Faculdade de Educação da UFG (Universidade Federal de Goiás) a se localizar na Rua 235 nº 307 - Setor Leste Universitário CEP 74605050 Goiânia-GO (Prox. Hospital das clinicas).

Programação 26/05:

• 18:00 - Exposição bonecas Abayomi
  • 19:00 - Abertura com o master coaching internacional Peterson Mares
  • 19:20 - Apresentação artístico cultural de capoeira com Mestre Passo Preto
  • 19:30 - Mesa temática: A identidade Étnico racial da mulher no contexto das religiões Afro Brasileira (composta por Iya Cristina Ifatoki, Andrea Ominfasina, Iya Valkíria Odunsola, Dra. Gercinair Gandara de Oya)
  • 21:00 - Homenagens
  • 22:00 - Encerramento musical (hip hop Skina 21).

Programação 27/05

• 09:00 – Workshop de capacitação e recolocação no mercado de trabalho
  • 10:00 - Oficina de hip hop (B boy)
  • 10:00 - Direitos do Povo de Asé
  • 11:00 - Roda de conversa sobre saúde mental
  • 14:00 - Oficina de Turbante (é necessário que o participante leve 1 metro de tecido de sua preferencia)
  • 15:00 - Roda de troca de saberes e fazeres.
  • 16:00 - Oficina de Atabaques
  • 17:15 - Encerramento “A Dança dos Orixás” (Movimento Agô)

Todas as oficinas realizadas terão certificação de 5 horas.

Atenciosamente

Mariléia Lasprilla