Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão

A experimentação no Ensino de Química para deficientes visuais com o uso de tecnologia assistiva: o termômetro vocalizado

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160081

Claudio Roberto Machado Benite
Anna M. Canavarro Benite
Fernanda Araújo França Bonomo
Gustavo Nobre Vargas
Ramon José de Souza Araújo
Daniell Rodrigues Alves

Educação em Química e Multimídia

A tecnologia auxilia diariamente pessoas sem deficiência, podendo trazer muitas possibilidades para pessoas com deficiência. Pessoas com deficiência visual também organizam seus conhecimentos e se relacionam com outros indivíduos, desde que sejam apresentadas ao mundo objetivo do vidente considerando sua especificidade. Neste artigo, apresentamos o uso da tecnologia assistiva como ferramenta cultural em experimento sobre a extração do café com alunos deficientes visuais, envolvendo o conceito de temperatura. Os resultados apontam que o ensino de química não só carece de professores para atuar na inclusão como sofre com a escassez de recursos tecnológicos para trabalhar com deficientes visuais em qualquer nível de ensino e que a mediação de experimentos com o uso de tecnologia assistiva permite que esses alunos manipulem variáveis, realizem medidas e aprendam a partir de conteúdos prévios e dados coletados pelos sentidos remanescentes durante a atividade.

Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/edicao.php?idEdicao=71

Categorias: artigo científico

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