Sobre o Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão

Alguns pressupostos

A formação do professor não só passa por um processo de crescimento individual e aperfeiçoamento profissional, mas também pela transformação da cultura escolar, que inclui a idealização, implementação e consolidação de novas práticas participativas e gestões democráticas. Além de refletir sobre sua prática, o professor necessita analisar as condições sociais, políticas e econômicas que a interferem.

Sobre o LPEQI

O Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI, criado em 2006, encontra-se instalado no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. O LPEQI promove encontros da tríade professor formador, aluno de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica, num processo reflexivo, visando a construção coletiva do conhecimento no âmbito da Educação Inclusiva.

Sobre a RPEI

Em 2007, o LPEQI fundou a Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva – RPEI – uma rede social de colaboração científica, como alternativa para a formação inicial e continuada de professores de ciências para a inclusão escolar e que visa contribuir para dois campos de estudos: primeiro, a compreensão da utilização de redes sociais de pesquisa como espaços para propiciar o processo de reflexão e segundo, o estudo da formação de professores para a Inclusão Escolar.

Clique aqui e conheça mais sobre o movimento da RPEI.

Linhas de Pesquisa

Algumas linhas de pesquisa:

• Necessidades Educativas especiais e necessidades formativas dos professores na perspectiva inclusiva;

• Ensino de Química e Cibercultura na Inclusão Escolar;

• Estudos da cultura afro-brasileira e o ensino de Química;

• A experimentação no ensino de Química no âmbito da inclusão.

BENITE, A. M. C. et al. Formação de Professores de Ciências em Rede Social: Uma Perspectiva Dialógica na Educação Inclusiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, n° 3, 2009.

BENITE, A. M. C.; SILVA, J. P. ; ALVINO, A. C. B. . Ferro, Ferreiros e Forja: O Ensino de Química pela Lei Nº 10.639/03. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 21, p. 735, 2017.

SILVA, Juvan Pereira da; ALVINO, Antônio César Batista.; SANTOS, Marciano Alves dos.; SANTOS, Vander Luiz Lopes dos.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Tem dendê, tem axé, tem química: sobre história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 39, n.1, p. 19-26, 2017.

BENITE, Anna M. Canavarro.; BASTOS, Morgana Abranches.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; VARGAS, Regina Nobre.; LIMA, Geisa Louise Mariz.; BENITE, Claudio Roberto Machado. Ensino de Química e a Ciência de matriz africana: uma discussão sobre as propriedades metálicas. Química Nova na Escola, São Paulo, v.2, p.131-141, 2017.

BENITE, Anna M. Canavarro.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; SILVA, Juvan Pereira da.; BENITE, Claudio Roberto Machado. Dai-me agô (licença) para falar de saberes tradicionais de matriz africana no ensino de química. Química Nova, São Paulo, v.42, n.5, p.570-579, 2019.

BENITE, Anna M. Canavarro.; BASTOS, Morgana Abranches.; VARGAS, Regina Nobre.; FERNANDES, Fernanda Silva.; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis. Cultura africana e afro-brasileira e o ensino de química: estudos sobre desigualdades de raça e gênero e a produção científica. Educação em Revista, v.34, p.01-36, 2018.

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; BENITE, Anna M. Canavarro Benite. Educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de química: sobre a lei 10.639/2003 no ensino superior. Química Nova, v.42, p.691-701, 2019.

BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C. ; BONOMO, F. A. F. ; VARGAS, G. N. ; ARAUJO, R. J. S. ; ALVES, D. R. . A experimentação no ensino de química para deficientes visuais com o uso de tecnologia assistiva: o termômetro vocalizado. Química Nova na Escola (online), v. 39, p. 245-249, 2017.

BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C. ; BONOMO, F. A. F. ; VARGAS, G. N. ; ARAUJO, R. J. S. ; ALVES, D. R. . Observação inclusiva: o uso da tecnologia assistiva na experimentação no ensino de química. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 12, p. 94-103, 2017.