Apresentação

Sobre o Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão

Alguns pressupostos

A formação do professor não só passa por um processo de crescimento individual e aperfeiçoamento profissional, mas também pela transformação da cultura escolar, que inclui a idealização, implementação e consolidação de novas práticas participativas e gestões democráticas. Além de refletir sobre sua prática, o professor necessita analisar as condições sociais, políticas e econômicas que a interferem. 
 

Sobre o LPEQI

O Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão –  LPEQI – criado em 2006, encontra-se instalado no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. O LPEQI promove encontros da tríade professor formador, aluno de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica, num processo reflexivo, visando a construção coletiva do conhecimento no âmbito da Educação Inclusiva. 
 

Sobre a RPEI

Em 2007, o LPEQI fundou a Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva – RPEI – uma rede social de colaboração científica, como alternativa para a formação inicial e continuada de professores de ciências para a inclusão escolar e que visa contribuir para dois campos de estudos: primeiro, a compreensão da utilização de redes sociais de pesquisa como espaços para propiciar o processo de reflexão e segundo, o estudo da formação de professores para a Inclusão Escolar.

Conheça mais sobre o movimento da RPEI:

 

BENITE, A. M. C. et al. Formação de Professores de Ciências em Rede Social: Uma Perspectiva Dialógica na Educação Inclusiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências,Vol. 9, no 3, 2009.

 

 

Linhas de Pesquisa

Algumas linhas de pesquisa:

• Necessidades Educativas especiais e necessidades formativas dos professores na perspectiva Inclusiva;

• Ensino de Química e Cibercultura na Inclusão Escolar;

• Estudos da cultura afro-brasileira e o ensino de Química.