Apresentação
Sobre o Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão
Alguns pressupostos
A formação do professor não só passa por um processo de crescimento individual e aperfeiçoamento profissional, mas também pela transformação da cultura escolar, que inclui a idealização, implementação e consolidação de novas práticas participativas e gestões democráticas. Além de refletir sobre sua prática, o professor necessita analisar as condições sociais, políticas e econômicas que a interferem.
Sobre o LPEQI
O Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão – LPEQI – criado em 2006, encontra-se instalado no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. O LPEQI promove encontros da tríade professor formador, aluno de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica, num processo reflexivo, visando a construção coletiva do conhecimento no âmbito da Educação Inclusiva.
Sobre a RPEI
Em 2007, o LPEQI fundou a Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva – RPEI – uma rede social de colaboração científica, como alternativa para a formação inicial e continuada de professores de ciências para a inclusão escolar e que visa contribuir para dois campos de estudos: primeiro, a compreensão da utilização de redes sociais de pesquisa como espaços para propiciar o processo de reflexão e segundo, o estudo da formação de professores para a Inclusão Escolar.
Conheça mais sobre o movimento da RPEI:
Linhas de Pesquisa
Algumas linhas de pesquisa:
• Necessidades Educativas especiais e necessidades formativas dos professores na perspectiva Inclusiva;
• Ensino de Química e Cibercultura na Inclusão Escolar;
• Estudos da cultura afro-brasileira e o ensino de Química.