Projeto "A Cor da Ciência" - LPEQI-IQ-UFG

O projeto “A COR DA CIÊNCIA - APROXIMAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO GRIÔ E OS SABERES DOCENTES” coordenado pelo LPEQI-IQ-UFG, tem como principal objetivo atender diversos segmentos do contexto da formação de recursos humanos: professores em formação inicial, professores em formação continuada, professores formadores de professores, artistas, agentes culturais, educadores populares, líderes comunitários, estudantes da rede pública de ensino , pessoas da terceira idade, pessoas em situação  de deficiência e a comunidade universitária e escolar em geral.

Promove encontros  periódicos que visam o contato dos sujeitos da educação (professores, alunos, administração e comunidade) com as memórias africanas transformadas que insistem, persistem e resistem por meio de cidadãos(ãs) que se reconheçam e/ou sejam reconhecidos(as) pela sua própria comunidade como: um(a) mestre das artes, da cura e dos ofícios tradicionais, um(a) líder religioso(a) de tradição oral, um(a) brincante, um(a) cantador(a), tocador(a) de instrumentos tradicionais, contador(a) de histórias, um(a) poeta popular, que, através de uma pedagogia que valoriza o poder da palavra, da oralidade, da vivência e da corporeidade, se torna a biblioteca e a memória viva de seu povo.

A COR DA CIÊNCIA

Recentemente “A COR DA CIÊNCIA” efetivou parceria e apoio com uma liderança Griô do estado de Goiás reponsável pelo Projeto Capoeira é Vida(PCV) que se incorpora e ganha apoio do LPEQI-UFG. O PCV iniciou suas atividades em 2008, fundado pelo Professor Thiago Wilson Silva (Chocolate).
O objetivo do projeto é levar a arte, cultura, nossa Brasilidade, humanizar e integrar a sociedade trabalhando com jovens em situação de vulnerabilidade social. Numa iniciativa no viés de extensão o LPEQI da UFG se integra a um movimento comunitário.

É preciso que a Universidade desempenhe a sua função social e some-se legitimamente as demandas da sociedade. O PCV teve seu inicio, num levante Griô, no colégio Estadual Deputado José de Assis. Durante 3 anos trabalhamos com capoeira apenas, sem espaço ideal para desenvolver o projeto e sem recurso do governo ou de empresa alguma apenas trabalho voluntário. No ano de 2012 contamos com outras modalidades: Jiu-jitsu, Muay thai, Judô e Street Dance. Neste ano de 2013 contamos com aulas de: Dança de salão, Origami e Curso de Línguas (Espanhol, Inglês e Mandarim ). Todos também voluntários. Alguns dos educadores dessas novas modalidades são alunos do próprio projeto que agora vão dividir o que aprenderam. E ainda teremos acompanhamento psicológico, assistência odontológica e um laboratório de informática. O LPEQI pretende se integrar ao PCV oferecendo oficinas de ensino de ciências, oficinas de produção de material digital e trabalhando na desmistificação da construção da identidade desses jovens a partir da cultura afro-brasileira.

Goiânia, 26/01/2013.

Aula de Capoeira

Fig. 1. Aula de Capoeira.

Aula de Jiu-Jitsu

Fig. 2. Aula Jiu-Jitsu.

O Grupo

Fig. 3. O Grupo.

Roda de Capoeira

Fig. 4. Roda de Capoeira.

Tatame

Fig. 5. Área de Treinamento.

Decoração feita pelo Grupo - Origami

Fig. 6. Oficina de Origami