CEBRAV - Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual

Histórico

O processo de implantação do serviço de produção de livros em Braille em Goiás teve início em 1986, ampliando o acesso das pessoas com deficiência visual à informação. Dirigentes da (Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás) ADVEG realizaram inúmeras viagens pelo Brasil e exterior, a fim de conhecer o funcionamento e os custos da implantação de uma imprensa Braille.  Optou-se pela compra da que havia de mais avançado no mercado à época: uma Impressora BETA X 10 e outros componentes acessórios, vindos da Alemanha.

Em 1989 foi inaugurada pelo Governo do Estado de Goiás, na gestão do Dr. Henrique Santillo, a primeira Imprensa Braille fora da região sudeste.

Em 1998, por meio de um convênio entre a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais ABEDEV e o Ministério da Educação - MEC, foi implantado o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual – CAP/GO, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Educação. Este projeto contribuiu para a implementação da Imprensa Braille, que se destinava a oferecer subsídios e materiais didático-pedagógicos aos educandos com deficiência visual, matriculados na rede regular de ensino.
Inaugurado no dia 13 de setembro de 2008, o CENTRO BRASILEIRO DE REABILITAÇÃO E APOIO AO DEFICIENTE VISUAL – CEBRAV agregou os serviços prestados pelo CAP e implantou os serviços de reabilitação.

O CEBRAV é o resultado de um trabalho em conjunto entre o Governo do Estado de Goiás que, por meio da Secretaria de Estado da Educação, investiu em espaço físico, recursos humanos e acolheu as propostas e todas as ações do projeto, e a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás - ADVEG, a qual viabilizou o atendimento médico em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia – CEROF do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, montando um consultório completo para atendimento em avaliação e diagnóstico, que funciona com os médicos residentes em Oftalmologia.

O CEBRAV proporciona às pessoas com deficiência visual o acesso à habilitação e reabilitação, atendimento educacional especializado, complementar e suplementar ao ingresso e permanência escolar, garantindo serviços indispensáveis à sua inclusão social e ao efetivo exercício de sua cidadania, com o propósito de constituir-se no mais moderno serviço público do Brasil, voltado para o atendimento de pessoas com deficiência visual.

Para mais informações: http://www.cebravcap.go.gov.br/