GEE-SEE/GO - Gerência de Ensino Especial

A Educação Especial é uma das modalidades da Educação Nacional que permeia o sistema educacional em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. É oferecida como um conjunto de serviços e recursos especializados para complementar o processo de ensino - aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e demais necessidades especiais transitórias e/ou permanentes, contribuindo para o desenvolvimento de suas potencialidades.

Por meio do Programa Estadual de Educação para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva (Peedi), a Gerência de Ensino Especial coordena a ação pedagógica desenvolvida nas salas de aulas comuns junto aos estudantes com necessidades especiais e em atividades no contraturno, nas salas de recursos pedagógicos. Além disso, oferece suporte ao aprendizado na rede estadual a partir de sua Rede de Apoio à Inclusão (Reai), dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEEs) e de quatro núcleos de atendimento aos estudantes, familiares e profissionais da rede pública, a saber:

1 - Rede de Apoio à Inclusão

A Rede de Apoio à Inclusão é formada pela Equipe Multiprofissional (Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Intérpretes e Instrutores), e pelos Professores de Atendimento Educacional Especializado e Apoio à Inclusão.

2 - Centro de Atendimento Educacional Especializado

Os Centros de Atendimento Educacional Especializado contribuem para eliminar barreiras para a efetiva inclusão dos alunos. Nesse atendimento, os profissionais utilizam diversos recursos para ampliar as oportunidades de aprendizado e estimular a criatividade dos estudantes que desenvolvem atividades em cinco áreas:

• Comunicação / códigos
• Desenvolvimento Cognitivo
• Enriquecimento curricular
• Tecnologias assistivas
• Arte

Além desse atendimento, os centros disponibilizam em sua estrutura o Projeto Re-Fazer (destinado aos alunos com autismo), o Projeto ASI (que visa a autonomia, socialização e interação dos estudantes com comprometimento intelectual que precisam de apoio generalizado) e o Projeto FIT (destinado à formação inicial para o trabalho dos alunos com deficiência que se encontram em idade avançada).

3 – Núcleos de atendimento

• Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) - unidade de serviços que oferece subsídios e materiais didáticos pedagógicos ao sistema de ensino, aos alunos com deficiência visual e a suas famílias.

• Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) – realiza a capacitação dos profissionais da educação para o atendimento às pessoas com surdez, dando suporte técnico especializado em Libras e Português para surdos, bem como curso de Libras aos profissionais da educação, familiares dos estudantes e à comunidade em geral.

• Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (Projeto Hoje) - oferece atendimento educacional especializado a crianças, jovens e adultos em situação de internação, em albergues, em reabilitação, com assistência médica diária ou periódica, possibilitando que iniciem ou deem continuidade aos estudos.

• Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAA/S) - tem como objetivo atender às necessidades educacionais especiais dos alunos com características de altas habilidades/superdotação, favorecendo o aprendizado específico e estimulando as potencialidades criativas com apoio pedagógico aos professores e orientação às famílias.

Para mais informações: http://www.educacao.go.gov.br/ensino/especial/