Coletivo Negro/a Ciata

Produções do Coletivo Negro/a Ciata no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) do Instituto de Química (IQ) na Universidade Federal de Goiás (UFG)

ALVINO, Antônio César Batista. Estudos sobre a educação para as relações étnico-raciais e a descolonização do currículo de química. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7769

 

ALVINO, Antônio César Batista.; BENITE, Anna M. Canavarro. Africanidades em ensino de química: uma experiência no contexto da produção de biocombustíveis e aquecimento global. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v.09, n.22, p.84-106, 2017. https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/397

 

ALVINO, Antônio Cesar Batista; MOREIRA, Marilene Barcelos; LIMA, Geisa Louise Mariz; SILVA, Aliny Gomes; MOURA, Arcanjo Rodrigues de; BENITE, Anna M. Canavarro. Química Experimental e a Lei 10.639/2003: a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 42, n.02, p. 136-146, 2020. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_2/06-RSA-14-19.pdf

 

ALVINO, Antônio Cesar Batista.; MOREIRA, Marilene Barcelos.; LIMA, Geisa Louise Mariz.; MOURA, Arcanjo Rodrigues de.; SILVA, Aliny Gomes.; BENITE, Anna M. Canavarro Benite. A invenção da democracia racial e a ideologia do branqueamento no Ensino de Química. In: BENITE, Anna M. Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, p.85-105. https://www.nandyalalivros.store/produto/491190/trajetorias-de-descolonizacao-da-escola-o-enfrentamento-do-racismo-no-ensino-de-ciencias-e-tecnologias 

 

ALVINO, Antônio Cesar Batista; SANTOS, Marciano Alves dos; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; SANTOS, Vander Luiz Lopes dos; Benite, Anna Maria Canavarro. Produção de web-documentário: sobre a ausência da temática cultura e história africana e afro brasileira nos cursos de formação docente. Itinerarius Reflectionis, v. 16, p. 01-14, 2020. https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/54725

 

BASTOS, Morgana Abranches.; BENITE, Anna M. Canavarro. Transformações da matéria, produção do conhecimento e africanidades no ensino de química. In: BENITE, Anna M. Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, p.351-374. https://www.nandyalalivros.store/produto/491190/trajetorias-de-descolonizacao-da-escola-o-enfrentamento-do-racismo-no-ensino-de-ciencias-e-tecnologias 

 

BASTOS, Morgana Abranches; AMAURO, Nicéa Quitino; BENITE, Anna M. Canavarro. A química do café e a lei 10.639/03: uma atividade prática de extração da cafeína a partir de produtos naturais. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 9, n. 22, p. 312-331, 2017. https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/410

 

BASTOS, Morgana Abranches; BENITE, Anna M. Canavarro. Cultura africana e ensino de química: estudo sobre a formação docente. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 09, n.21, p. 64-80, 2017. https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/227

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; SILVA, Juvan Pereira da.; ALVINO, Antônio César Batista. Ferreiros e forja: o ensino de química pela lei nº 10.639/03. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v.21, n.03, 2016. https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19877

 

BENITE, Anna M. Canavarro; BASTOS, Morgana Abranches; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; VARGAS, Regina Nobre; LIMA, Geisa Louise Mariz; BENITE, Claudio Roberto Machado. Ensino de química e a ciência de matriz africana: uma discussão sobre as propriedades metálicas. Química Nova na Escola, v.39, n.02, p.131-141, 2017. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_2/05-QS-72-15.pdf

 

BENITE, Anna M. Canavarro; BASTOS, Morgana Abranches; VARGAS, Regina Nobre; FERNANDES, Fernanda Silva; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis. Cultura africana e afro-brasileira e o ensino de química: Estudos sobre desigualdade de raça e gênero e a produção científica. Educação em Revista, v.34, p.01-36, 2018. https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e193098.pdf

 

BENITE, Anna M. Canavarro; BASTOS, Morgana Abranches; VARGAS, Regina Nobre; FERNANDES, Fernanda Silva; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis. African and Afro-brazilian culture and the chemistry education: studies on race and gender inequalities and scientific production. Educação em Revista, v.34, p.01-35, 2018. https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e193098.pdf

 

BENITE, Anna M. Canavarro.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, 384p. https://www.nandyalalivros.store/produto/491190/trajetorias-de-descolonizacao-da-escola-o-enfrentamento-do-racismo-no-ensino-de-ciencias-e-tecnologias 

 

BENITE, Anna M. Canavarro; COSTA, Kênia Gonçalves; PEREIRA, Mariana Cunha. Reinventando o Currículo nas ações do NEADI, LPEQI e LaGENTE.. In: MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira; SILVA, Wilker Solidade da (Org.). Educação, relações étnico-raciais e resistência: as experiências dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas no Brasil. 1ed.Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 19-35. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/426/o/Reinventando_o_Curr%C3%ADculo_nas_a%C3%A7%C3%B5es_do_NEADI__LPEQI_e_LaGENTE.pdf?1479737396

 

BENITE, Anna M. Canavarro; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis; SILVA, Juvan Pereira da; BENITE, Claudio Roberto Machado. Dai-me agô (licença) para falar de saberes tradicionais de matriz africana no ensino de química. Química Nova, v. 42, n.05, p. 570-579, 2019. http://www.scielo.br/pdf/qn/v42n5/0100-4042-qn-42-05-0570.pdf

 

BENITE, Anna M. Canavarro; SILVA, Juvan Pereira da. Descolonização dos currículos de ciências/química: tessituras sobre a reinvenção do Poder. In: Andrea Maila Voss Kominek; Ana Crisitna Vanali. (Org.). Roteiros temáticos da diáspora: caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 1, p. 267-298. https://www.editorafi.org/396latitudes

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; BENITE, Anna M. Canavarro. A diáspora africana na resistência: o Coletivo CIATA em ação no ensino de química. Revista del Cisen Tramas/Maepova, v. 07, p. 99-122, 2019. http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/cisen/article/view/13350

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; BENITE, Anna M. Canavarro. Educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de Química: sobre a lei 10.639/2003 no ensino superior. Química Nova, v.42, n.06, p. 691-701, 2019. http://www.scielo.br/pdf/qn/v42n6/0100-4042-qn-42-06-0691.pdf

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Cartografias do racismo e resistência: um breve levantamento histórico. In: BENITE, Anna M. Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, p.19-63. https://www.nandyalalivros.store/produto/491190/trajetorias-de-descolonizacao-da-escola-o-enfrentamento-do-racismo-no-ensino-de-ciencias-e-tecnologias 

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; VARGAS, Regina Nobre; SILVA, Juvan Pereira da; BENITE, Claudio Roberto Machado; BENITE, Anna M. Canavarro. Do ferreiro a magnetita: o vídeo educativo como alternativa para a implementação da lei 10.639/03. Química Nova na Escola, São Paulo, v.41, n.03, p. 224-232, 2019. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_3/04-EQM-35-18.pdf

 

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. A escola e a dimensão epistêmica do racismo: algumas articulações. In: GONÇALVES, Luciane Ribeiro Dias; PAULA, Benjamin Xavier de.; BENITE, Anna M. Canavarro (Orgs). (Re)existência intelectual negra e ancestral. Ituiutaba, MG: Ribeirão Gráfica e Editora, 2021. https://lpeqi.quimica.ufg.br/n/141378-a-escola-e-a-dimensao-epistemica-do-racismo-algumas-articulacoes

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; SILVA, Juvan Pereira da.; BENITE, Claudio Roberto Machdo.; BENITE, Anna M. Canavarro. O papel do currículo sob a ótica cinematográfica de Sarafina: uma experiência com a Lei 10.639/03 ensino de química. In: BENITE, Anna M. Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintino (Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020, p.217-250. https://www.nandyalalivros.store/produto/491190/trajetorias-de-descolonizacao-da-escola-o-enfrentamento-do-racismo-no-ensino-de-ciencias-e-tecnologias 

 

FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis.; VARGAS, Regina Nobre.; BASTOS, Morgana Abranches.; BENITE, Claudio Roberto Machado.; BENITE, Anna M. Canavarro. Estudos sobre a representatividade de mulheres negras das exatas na educação básica. In: Márcia Cristina Hizim Pelá, Marijara de Lima e Rosália Santos Amorim Jesuino. (Org.). VI Prêmio SBPC/GO de popularização da ciência - 2019. 1ed. Aparecida de Goiânia: Editora do Centro Universitário Alfredo Nasser, 2021, v. 1, p. 100-105. https://e9ec720a-c78f-4fba-92c0-28643c86a326.filesusr.com/ugd/635d23_9f22b718001e44d8af6004388e5ab3c1.pdf

 

SANTOS, Marciano Alves dos. Educação escolar quilombola: currículo, cultura, fazeres e saberes tradicionais no ensino de química. 2018. 81 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9650

 

SANTOS, Marciano Alves dos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Quente e frio: sobre a educação escolar quilombola e o ensino de química. Química Nova na Escola, v.43, n.03, p.269-280, 2020. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_3/09-EQF-56-19.pdf

 

SANTOS, Marciano Alves dos.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; BENITE, Anna M. Canavarro. Vozes Griôs no Ensino de Química: Uma Proposta de Diálogo Intercultural. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.20, n. u, p.919-947, 2020. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/20306

 

SANTOS, Vander Luiz Lopes dos. Sobre operações unitárias e a implementação da lei 10.639 no ensino de Química: o ato de cozinhar como prática social. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8496

 

SANTOS, Vander Luiz Lopes dos; BENITE, Anna M. Canavarro. A comida como prática social: sobre africanidades no ensino de química. Química Nova na Escola, v.43, n.03, p.281-294, 2020. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_3/10-AF-34-19.pdf

 

SANTOS, Vander Luiz Lopes dos; BENITE, Anna M. Canavarro. Perspectivas de uma educação antirracista – Sankofa e o ensino de química. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v.10, n.26, p.125-152, 2018. https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/643

 

SILVA, Juvan Pereira da. Estudos sobre a formação de professores de química numa disciplina experimental com abordagem cultural diaspórica. 2020. 218 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10537

 

SILVA, Juvan Pereira da; ALVINO, Antônio Cesar Batista; SANTOS, Marciano Alves dos; SANTOS, Vander Luiz Lopes dos; BENITE, Anna M. Canavarro. Tem dendê, tem axé, tem química: sobre história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de química. Química Nova na Escola, v.39, n.01, p.19-26, 2017. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_1/05-EA-73-15.pdf

 

SILVA, Juvan Pereira da; BENITE, Anna M. Canavarro. Ouro, níquel, congos e a diáspora africana em goiás: a lei 10639 no ensino de química. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 09, n. 22, p. 273-302, 2017. https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/408

 

SILVA, Juvan Pereira da; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis; ALVINO, Antônio Antônio Cesar Batista; BENITE, Claudio Roberto Machado; BENITE, Anna M. Canavarro. Leite em “mama” África e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 42, n.01, p.04-12, 2020. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_1/03-QS-25-19.pdf

 

SOUZA, Ellen Pereira Lopes de. Estudos sobre a formação de professores de ciências no contexto da lei 10.639/03.2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3921

 

SOUZA, Ellen Pereira Lopes.; ARANTES, Caio Martins.; BASTOS, Morgana Abranches.; BENITE, Anna M. Canavarro. Ensino de ciências e cultura negra: estudos sobre a mobilização de saberes docentes. Educação Química en Punto de Vista, v.01, n.02, p.42-81, 2017. https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/902

 

VARGAS, Regina Nobre. Sobre produção de mulheres negras nas ciências: uma proposta para a implementação da lei 10.639/03 no ensino de química. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8879

 

VARGAS, Regina Nobre; BENITE, Anna M. Canavarro. Estudos sobre gênero e relações étnico-raciais: em análise o ensino de química. In: Charliton José dos Santos Machado; Maria Lúcia da Silva Nunes, Ajanayr Michelly Sobral Santana. (Org.). Gênero e Cultura: questões políticas, históricas e educacionais. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2019, v. 1, p.15-45. https://portal-archipelagus.azurewebsites.net/farol/eduece/produto/genero-e-cultura-questoes-politicas-historicas-e-educacionais/936475/

 

VARGAS, Regina Nobre; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis; FERNANDES, Fernanda Silva; BENITE, Anna M. Canavarro. Protetores solares, pele negra e mídia em aulas de química. SER Social, v.20, n.43, p.348-371, 2018. https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18864